20/12/2022 às 11h48min - Atualizada em 20/12/2022 às 11h48min

LULA JÁ COMEÇOU A PRESIDIR?

APÓIA LIRA PARA A PEC AVANÇAR?


 
Um grupo de parlamentares já teria mobilizado candidatura para disputar com Lira a presidência da casa após decisão de Gilmar Mendes sobre o Bolsa Família. Até mesmo aliados de Lula armavam-se para derrubar Arthur Lira (PP-AL), apesar de não terem o aval do próprio líder petista. Mas a candidatura deve ser esvaziada. caso a PEC da Transição – que deve ser votada nesta terça-feira (20) – avance.
 
A jornalista Mônica Bergamo diz que aliados de Lula estariam articulando uma candidatura para disputar a presidência da Casa com Lira. Hoje, apesar de mais fraco após as decisões do STF sobre o Bolsa Família e o Orçamento Secreto, ele ainda é favorito. Os nomes cotados foram de Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL) ou Luciano Bivar (União Brasil).
A manobra não teve aval de Lula, na avaliação de interlocutores de Lira e do petista, “o que já a enfraquece na arrancada”. 
 
Segundo o Valor, um grupo de parlamentares iniciou a mobilização contra Lira assim que o ministro Gilmar Mendes, do STF, concedeu liminar que retira o Bolsa Família do teto de gastos, o que diminui a necessidade de o Congresso aprovar a PEC e reduz o poder de barganha de Lira e aliados por espaços no futuro governo. E ganhou força com a decisão do plenário do STF declarando o orçamento secreto inconstitucional.
Mas, na avaliação dos dois grupos, “prevalece o diagnóstico de que a iniciativa seria inviabilizada se o alagoano conseguir mobilizar mais de 308 parlamentares para aprovar a PEC, já que ele se colocaria automaticamente como um importante aliado do governo eleito para aprovar textos que exigem quórum qualificado em votações no Poder Legislativo”.
 
Em outras palavras, além de ser eleito presidente, Lula procura garantir um governo mais tranquilo – como se isso fosse possível...
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90