. Mauro Vieira, futuro chanceler do governo Lula, diz que o 'Brasil esteve ausente do mundo' e sua missão será 'trazê-lo de volta'. "Todas as medidas que se tomam são importantes nesse sentido, de trazer de volta o Brasil para o cenário internacional", disse.
O embaixador Mauro Vieira foi indicado nesta sexta-feira (9) para assumir o Ministério das Relações Exteriores no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele afirmou que sua missão principal será recolocar o Brasil no centro das grandes decisões internacionais. “Política externa é um instrumento da afirmação internacional do País e de defesa da soberania, da presença no mundo. O Brasil esteve ausente do mundo e dos grandes centros de decisão nos últimos anos. Todas as medidas que se tomam são importantes nesse sentido, de trazer de volta o Brasil para o cenário internacional”, disse Vieira ao Estadão.
A declaração do diplomata traz principalmente uma crítica à política externa adotada pelo governo Jair Bolsonaro (PL), que resultou no isolamento internacional do Brasil e colocou “em segundo plano a agenda do multilateralismo - o termo chegou a ser vetado em documentos e discursos”.
E Bolsonaro fez pior: procurou ocultar o país até mesmo aos olhos do seu povo.