07/12/2022 às 09h09min - Atualizada em 07/12/2022 às 09h09min

MUNDO DE HOJE É MAIS COMPLEXO.

O BRASIL PRECISA DE LULA.


 
Celso Amorim, embaixador no governo Lula e ministro da Defesa no governo Dilma, afirmou, na noite de ontem, 6, ao participar de debate sobre a nova política externa brasileira promovido pelo Brasil 247 e pela PUC (SP), no Teatro Tuca, em São Paulo, que o mundo de hoje é bem mais complexo do que o de vinte anos atrás, quando Lula chegou pela primeira vez ao poder. Disse ele: "Lá atrás havia mais diálogo entre as potências, o mundo multipolar estava se formando e as regras eram mais claras. Por isso, tivemos muito espaço para agir com a política externa ativa e altiva. Hoje, temos uma guerra no coração da Europa e podemos estar caminhando para uma divisão entre as potências".
 
Celso Amorim disse ainda que o Brasil voltou a ser um protagonista, especialmente porque o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem liderança e credibilidade para dialogar com todos os atores. "À exceção do que ocorreu nos últimos quatro anos, a política externa brasileira sempre foi considerada um modelo", diz ele. Também afirmou que um diálogo consistente entre Mercosul e União Europeia será importante para um maior equilíbrio global e a consolidação do mundo multipolar.
 
Ele afirmou que a conversa entre o enviado especial da Casa Branca, Jake Sullivan, e o presidente Lula teve como foco central o convite para uma visita aos Estados Unidos, mas também passou por outros temas, como Venezuela e a geopolítica internacional. "Prevaleceu o respeito entre os dois países", afirmou. No futuro governo, Amorim não será chanceler, mas deverá ter um cargo em Brasília, como assessor especial de Lula.
 
Sem dúvida, Lula chega no momento certo...
 
Leia também no Brasil247 e veja YouTube com Tereza Cruvinel.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »