30/11/2022 às 08h38min - Atualizada em 30/11/2022 às 08h38min

LULA DISPARA EM POPULARIDADE DIGITAL E BOLSONARO DESPENCA.

ADIVINHA QUEM É O PRESIDENTE...


 
Bastou um mês após a eleição para que Lula disparasse na liderança do desempenho na internet.
Lula da Silva (PT) teve seu melhor desempenho em redes sociais neste ano, abrindo dianteira sobre o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL), que despencou nos meios virtuais desde a derrota, segundo o IPD (Índice de Popularidade Digital).
 
O IPD, que vai de 0 a 100, é calculado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest e publicado pela Folha desde junho. Lula atingiu 84,8 e Bolsonaro marcou 51,6 na medição mais recente, de segunda-feira (28). As curvas recentes, portanto, dobram-se, elevando ainda mais o nosso futuro presidente.
 
Lula marcou 89,1 no dia da eleição, 30 de outubro, e atingiu a melhor pontuação nos dias em que participou da COP27. O pico (96,1) ocorreu em 16 de novembro, data em que ele falou na Conferência do Clima da ONU, com um discurso que repercutiu positivamente na comunidade internacional.
Outra movimentação que, segundo a Quaest, gerou burburinho positivo foi o anúncio do vice Geraldo Alckmin (PSB) como coordenador da equipe de transição do governo, no dia 1º de novembro.
Bolsonaro, no dia do segundo turno, possuía 72,8 pontos, mas nos últimos dias teve sua pior sequência, com IPD na casa dos 40 pontos (o eleitor é sábio!). Seu melhor resultado recente tinha sido durante a campanha, 88,1 registrados em 7 de outubro. Nesse mesmo dia, Lula obteve 83,7.
Desde que se tornou o primeiro presidente do país que tentou a reeleição e fracassou, Bolsonaro recolheu-se e diminuiu drasticamente o ritmo de postagens em redes sociais. Com isso, a repercussão de seus atos se esfarelou.
No último sábado (26), Bolsonaro participou do seu primeiro evento público depois da derrota, uma cerimônia militar no Rio de Janeiro – e permaneceu o tempo todo em silêncio. Ele compareceu ao Palácio do Planalto apenas quatro vezes de um mês para cá.
 
A disputa entre os dois na internet foi acirrada durante toda a campanha. Lula e Bolsonaro se alternaram na primeira posição durante o tempo todo, mas desde o dia da votação do segundo turno Lula assumiu a liderança, sem ver o adversário se aproximar.
 
Apesar da desmobilização digital, parte da militância bolsonarista radical passou a promover manifestações antidemocráticas, com fechamento de rodovias e concentração em frente a quartéis do Exército. Os grupos contestam o resultado da eleição e pedem saídas golpistas.
 
O IPD é calculado por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis das plataformas Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google.
São monitoradas cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
O peso que cada dimensão tem na conta é determinado por um modelo assimilado pela máquina a partir dos resultados reais de eleições anteriores, com milhares de candidaturas monitoradas pela empresa.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest e professor de métodos quantitativos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o início da transição para o governo Lula e o sumiço de Bolsonaro foram decisivos para a variação dos índices no último mês.
Nunes, que também é cientista político, diz que o incremento no IPD de Lula está relacionado à "grande expectativa gerada com a futura equipe econômica", incluindo nomes afinados com o pensamento liberal.
Já o desabamento de Bolsonaro na internet, de acordo com o diretor da Quaest, é explicado principalmente por não aceitar a derrota e se fechar no palácio.
"O bolsonarismo digital se desmobilizou com a ausência de posicionamento claro de seu líder", afirma Nunes, observando que a mobilização e o engajamento, dois quesitos que compõem o IPD, caíram significativamente em torno do ainda presidente.
 
No campo ligado a Lula, o movimento foi contrário — e não só pela óbvia razão de ter sido o lado vencedor.
"Ele conseguiu engajar seu público com as notícias sobre a transição, gerando expectativa sobre como será o novo governo", diz o pesquisador. "Cada nome anunciado ajudava a aumentar a mobilização digital, empolgada com a volta do petista ao poder e com a formação de uma frente ampla no governo."
 
Em outras palavras, o que passou, passou. Lula é o presente do futuro.
 
Leia também na Folha e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90