26/11/2022 às 08h24min - Atualizada em 26/11/2022 às 08h24min

“MERCADO VAI TOCAR O TERROR CONTRA LULA”

“MAS O CAPITAL NÃO VAI FUGIR”, DIZ EDUARDO MOREIRA



 
Lula tomará medidas necessárias e isso vai causar chiadeira, mas não há perigo de fuga de capitais – é o que afirma o economista e ex-banqueiro Eduardo Moreira em entrevista ao jornalista Breno Altman, no programa 20 MINUTOS desta segunda-feira (21/11).
Ele se classifica como “um socialista convicto” e defende que Lula tome as medidas necessárias para reduzir as desigualdades no Brasil, sem dar atenção aos “chiliques do mercado”.
 
“Tem que tocar o barco fazendo o que tem que ser feito, e o mercado vai se ajustar. Vai ter uma chiadeira danada, mas no dia seguinte é vida que segue. Vão tocar o terror, mas é tudo papo furado. Não vai acontecer nenhuma fuga de capital”, afirmou
 
Eduardo Moreira é fundador do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), plataforma online de cursos em diversos campos do conhecimento. Ele compara o onipresente mercado com o "centrão" da política, um núcleo disposto a negociar com quem quer que esteja no poder, independentemente de inclinação ideológica.
“Os ricos, coronéis das cidades e dos estados que compõem aquele centrão, vão ter a luta de classes nas suas preferências, na moral que dizem praticar. Mas na relação institucional vão estar sempre junto com quem estiver no poder”, caracterizando o bloco político conhecido como Centrão. “O mercado financeiro é igualzinho. Estava com Jair Bolsonaro, Paulo Guedes era um deles, comprando subsidiárias da Petrobras. Quando Lula aparece como favorito nas pesquisas, pedem para sentar na mesa com ele para negociar. Alguns dão o primeiro passo para parecer mais amigos”, ironiza.
 
Ele aponta um traço peculiar do mercado brasileiro, o de aparentemente ser portador de sentimentos. Afirmando que não vê no horizonte nenhum movimento que indique alguma mudança estrutural na lógica perversa do mercado, Moreira interpreta o “nervosismo" exposto nos meios de comunicação diante de falas em que Lula afirma que vai privilegiar a responsabilidade social à fiscal como uma "disputa por poder".
 
Moreira chama atenção para o modo como os seres humanos por trás do mercado tratam, por exemplo, as pessoas que são suas subordinadas. “Perguntam ‘você tem empregada doméstica?’, a sua dorme?”. Ela é uma propriedade deles. Em várias casas do Brasil há mulheres que dormem em depósitos, muitas não têm nem uma janela, e estão à disposição da patroa das 6h da manhã às 11h da noite, de segunda a domingo. Tinha que haver uma lei proibindo isso”, disse.
 
Breno Altman sabe melhor que muita gente que Lula sabe lidar com o ‘mercado’.
 
Leia no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »