15/10/2022 às 08h11min - Atualizada em 15/10/2022 às 08h11min

95% DOS ELEITORES DE LULA JÁ TÊM CERTEZA DO VOTO.

É O DATAFOLHA QUE MOSTRA.



Lula (PT) segue liderando o segundo turno da disputa pelo presidência do Brasil. Ele está com os mesmos 49% das intenções de voto e Bolsonaro (PL) manteve-se com 44%. São os principais resultados da pesquisa Datafolha divulgada nessa sexta-feira, 14, comprovando um cenário de estabilidade a duas semanas da votação definitiva.
 
Os votos brancos e nulos somam 5%, contra 6% na pesquisa anterior, e os que responderam que não sabem ou que não quiseram responder são 1%, contra 2% na pesquisa passada. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
 
Se considerarmos apenas os votos válidos (sem os brancos, nulos e indecisos), Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro, que representam os mesmos percentuais verificados pelo instituto há uma semana. No primeiro turno, Lula terminou à frente com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro (5,23 pontos de diferença).
 
A pesquisa divulgada nesta sexta foi a campo em uma semana de intensificação das agendas dos dois candidatos em diferentes cidades pelo país, e pode ter colhido efeitos da propaganda eleitoral em rádio e televisão, que foi retomada na última sexta-feira.
Os índices de rejeição dos candidatos também apresentaram estabilidade e registraram os mesmos percentuais já verificados em 7 de outubro: 51% dos entrevistas não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 46% não votariam de jeito nenhum em Lula.
 
A pesquisa apontou também que a grande maioria dos eleitores já está decidida em seu voto, 93%, mesmo percentual de uma semana atrás, enquanto os que declaram que seu voto ainda pode mudar oscilou de 7% na semana passada para 6%, afunilando ainda mais o público-alvo das campanhas nessas duas próximas semanas.
 
O nível de convicção de voto é ainda maior entre os que já declaram voto em um dos candidatos. Dentre os que votarão em Lula, 95% afirmam ter plena certeza do voto. Dos que declararam voto em Bolsonaro, 94% responderam estar totalmente decididos.
 
A pesquisa captou movimento dos eleitores da senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada no primeiro turno com 4,16% dos votos válidos, que declarou apoio em Lula e tem tido intensa participação na campanha, inclusive em inserções da propaganda eleitoral de rádio e tevê. Entre os eleitores da ex-candidata, 41% votarão em Lula e 29% irão votar em Bolsonaro, enquanto 22% disseram que não votarão em ninguém.
No caso de eleitores de Ciro Gomes (PDT), quarto colocado no primeiro turno com 3,04% dos votos válidos, 40% afirmam que votarão em Lula e 31% em Bolsonaro, com 24% para nenhum deles.
Tanto Simone quanto Ciro declararam apoio a Lula neste segundo turno, mas a declaração de apoio do presidenciável do PDT foi muito menos enfática do que a da senadora. Ele afirmou em um vídeo, sem citar o nome de Lula, que iria acatar a decisão do PDT de apoiar o petista.
 
O Datafolha sondou ainda a avaliação de governo. Os que avaliam a gestão como ótima ou boa oscilou um ponto percentual para cima, indo para 38%, enquanto 39% avaliam como ruim ou péssima, contra 40% na sondagem anterior. Os que consideram o governo regular mantiveram-se no patamar de 22%.
 
O Datafolha ouviu 2.898 pessoas entre quinta e sexta-feira desta semana.
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90