01/10/2022 às 09h10min - Atualizada em 01/10/2022 às 09h10min

​BOLSONARO FAZ AS CONTAS

JÁ CONTA COM A DERROTA



 
Bolsonaro já calcula que só terá chance no segundo turno se entrar nele com menos de dez pontos de distância de Lula. Caso a diferença seja maior, uma virada se tornaria muito difícil – é como pensam seus estrategistas, e não estão longe da verdade.
 
De fato, ficam muito felizes com a simples passagem de Bolsonaro para o segundo turno, consideram como uma vitória política, já que o PT teria concentrado todas as suas forças em uma campanha de voto útil para conseguir vencer direto já no primeiro turno. Consideram que Lula, nesse caso, entraria nele com ares de derrota, mesmo mantendo grande vantagem de votos. O que não é verdade – Lula, como todos nós, não teremos tempo a perder com o óbvio.
 
Segundo Mônica Bergamo, na sua coluna na Folha, “a previsão de estrategistas do presidente, porém, é a de que Bolsonaro enfrentará dificuldades enormes para vencer o petista na segunda rodada da eleição. De acordo com alguns de seus principais auxiliares e ministros, caso a distância entre os dois nas urnas, no primeiro turno, seja maior do que dez pontos percentuais, será praticamente impossível alcançar uma virada na segunda fase”, o que, repetimos, é absolutamente óbvio.
 
Ela cita a pesquisa Datafolha divulgada na quinta (29), onde Lula teria 48% dos votos, contra 34% de Bolsonaro - uma distância de 14 pontos. Lembra que, no começo de setembro, a diferença entre eles chegou a 11 pontos (Lula tinha 45% e Bolsonaro, 34%). Destaca que Lula começou a subir nas sondagens, enquanto Bolsonaro praticamente estacionava.
Mônica Bergamo lembra ainda que, “em uma segunda rodada, Bolsonaro seguirá enfrentando especialmente a resistência de jovens, mulheres, pessoas de baixa renda e moradores do Nordeste”. E quem resiste a isso?
 
O Datafolha mostra que 63% dos que têm entre 16 e 24 anos dizem votar em Lula no segundo turno, contra 31% que preferem Bolsonaro.
No universo das mulheres, o placar é de 56% a 34% no segundo turno; entre os que ganham até dois salários mínimos, ele é de 64% a 27%; e no Nordeste, de 68% a 27% para Bolsonaro no segundo turno.
 
Não importa toda essa discussão. O que importa é que o Brasil já venceu e Lula será o próximo presidente.
 
Leia também no Brasil247 e na Folha.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »