03/09/2022 às 12h23min - Atualizada em 03/09/2022 às 12h23min

A PRISÃO DE LULA

E SUA VOLTA TRIUNFAL


 

O repórter Joaquim de Carvalho reconstituiu os 580 dias da prisão de Lula, ocorrida entre 7 de abril de 2018 e 8 de novembro de 2019. O resultado é o documentário “580 dias - A prisão e a volta triunfal de Lula”, que será lançado neste sábado, 3 às 21h no canal da TV 247 no Youtube.
O filme traz depoimentos exclusivos de quem acompanhou de perto o dia a dia do ex-presidente desde a concentração no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, passando pela apresentação à Polícia Federal, o voo a Curitiba, o cárcere até a libertação.
 
O documentário mostra bastidores e histórias inéditas e tem um enfoque especial à Vigília Lula Livre – localizada durante todo o tempo da prisão ao lado do prédio da Polícia Federal em Curitiba – e alguns de seus personagens (lideranças de sindicatos, MST e outros movimentos sociais).
 
Em entrevista exclusiva, o advogado Cristiano Zanin conta que um policial federal tentou algemar o ex-presidente Lula durante o voo de São Paulo para Curitiba e outro fez o voo de pé, com metralhadora em posição ostensiva.
Marco Aurélio Carvalho, também advogado, fundador do grupo Prerrogativas e amigo de Lula, assegura que a violência cometida pela Lava Jato (e o juiz Sérgio Moro em particular) contribuiu para agravar o estado de saúde de um dos melhores amigos de Lula, Sigmaringa Seixas, que faleceu em 25 de dezembro de 2018.
 
Dois advogados que visitavam Lula de segunda a sexta-feira e se tornaram seus grandes amigos reconstituem conversas marcantes, de caráter histórico, como a que Lula teve com o ex-ministro da Economia da Itália, Roberto Gualtieri.
Gualtieri  é o atual prefeito de Roma, ouvia Lula falar sobre a situação da Europa e traçar perspectivas quando pediu papel e caneta. “Preciso escrever. Poucas pessoas no mundo são capazes de fazer uma análise como esta sobre a Europa”, disse.
Ao final, abraçou Lula, chorou e disse não entender como o Brasil permitiu o encarceramento de um político da estatura do ex-presidente, sem prova de crime algum.
 
Outras conversas de lideranças estrangeiras que iam a Curitiba durante o período de prisão de Lula, sem passar por Brasília, também são reconstituídas no documentário.
Há revelações de momentos que não eram políticos, como o dia em que Lula fez um autorretrato, atendendo ao pedido de uma criança que lhe havia enviado uma carta.
“580 dias”, um documento para a história, tem a direção de Joaquim de Carvalho e Patri Salgado, com imagens de Eric Monteiro e fotografia de Ricardo Stuckert e da Vigília Lula Livre. O filme foi produzido com recursos da Comunidade 247 - e exibe os nomes de todos os apoiadores nos créditos.
Assista ao documentário pelo link abaixo, por onde é possível também acionar um lembrete. Não deixe de assistir. Trata-se de um documento forte sobre um pedaço muito importante da nossa história.

Leia também no Brasil247. Vídeo aqui.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90