30/08/2022 às 08h10min - Atualizada em 30/08/2022 às 08h10min

VITÓRIA NO 1º TURNO!

ESSA É A META!


  
A pesquisa IPEC dessa segunda-feira, 29, aponta a possibilidade de Lula, PT, vencer imediatamente. E Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, tratou de lançar a campanha de vitória já no 1° turno. É que ele prevê voto útil na reta final.
Lula mantém a mesma vantagem sobre Bolsonaro, PL, na corrida ao Palácio do Planalto, com 44% da preferência dos eleitores contra 32%.
 
A pesquisa mostrou Lula com 50,5% dos votos válidos, e isso pode fortalecer a tendência de voto útil na reta final, favorecendo a tendência de decisão já em 2 de outubro. É esta a previsão do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino. E isso pode ser concretizado.
 
Lula também tinha 44% das intenções de voto no levantamento anterior do IPEC, divulgado em 15 de agosto, enquanto Bolsonaro registrava os mesmos 32%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
 
No segundo pelotão, a pesquisa trouxe números semelhantes aos verificados no levantamento anterior e mostrou o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 7% (ante 6%), e a senadora Simone Tebet (MDB), com 3% (ante 2%) da preferência dos entrevistados. Os dois oscilaram dentro da margem de erro e estão no limite do empate técnico.
 
O IPEC simulou um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Nesse cenário, o petista venceria com 50% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro, uma distância de 13 pontos percentuais entre os dois presidenciáveis. Na pesquisa passada, essa diferença era de 16 pontos (51% a 35%).
 
O IPEC é liderado por ex-integrantes do Ibope Inteligência. Entrevistou presencialmente 2.000 eleitores em 128 cidades, entre 26 e 28 de agosto -- portanto antes do primeiro debate entre os presidenciáveis, na noite de domingo.
 
Os que disseram que votarão em branco ou anularão o voto somaram 7% (8% antes), enquanto os indecisos e os que não responderam chegaram a 6% (ante 7%).
 
A pesquisa é a primeira do IPEC a ser divulgada após o início do horário eleitoral no rádio e na televisão, na sexta-feira, com Lula apresentando o maior tempo de exposição, com 3 minutos e 20 segundos, enquanto Bolsonaro tem 2 minutos e 40 segundos.
 
O levantamento também pode ter captadoo resultados das entrevistas dos quatro candidatos que melhor pontuaram nos levantamentos ao Jornal Nacional, da TV Globo, na semana passada.
 
O instituto também trouxe a avaliação da gestão de Bolsonaro. Dentre os entrevistados, 31% a classificaram como ótima ou boa, 24% a consideraram regular e outros 43% responderam que a administração é ruim ou péssima.
Apesar de serem pesquisas diferentes, o resultado do IPEC repete tendência de levantamento do Datafolha divulgado em 19 de agosto. No Datafolha, Lula registrou 47% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro.
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »