12/08/2022 às 08h57min - Atualizada em 12/08/2022 às 08h57min

BOMBA! BOMBA! BOMBA!

ATÉ AGORA, NADA EXPLOSIVO NA MANSÃO DE TRUMP...


 
 
Agentes do FBI buscaram documentos confidenciais relacionados a armas nucleares no resort de Donald Trump, na Flórida. O tipo de documentos explica a urgência da operação sem precedentes na casa de um ex-presidente e leva seu confronto com o Departamento de Justiça a um novo nível grave.
 
Segundo The Washington Post, também pode prejudicar os legisladores Republicanos, que não esperaram por detalhes do caso antes de criticar uma busca que eles alegaram ser mais típica de um estado tirânico. O mais recente desenvolvimento também aumenta ainda mais as apostas de uma crescente batalha legal depois que o procurador-geral Merrick Garland, na quinta-feira, chamou a ação de blefe do ex-comandante-chefe e, em um movimento incomum, pediu a um tribunal para abrir o mandado de busca e o inventário de propriedades tomadas na casa de Trump.
 
Foi mais um dia extraordinário reprisando o caos e as recriminações da presidência de Trump e trouxe novas divisões políticas amargas antes da provável candidatura do ex-presidente à Casa Branca.
 
O Post citou pessoas familiarizadas com a investigação dizendo que agentes federais estavam procurando documentos confidenciais relacionados a armas nucleares, entre outros itens, no resort de Trump. As pessoas não descreveram os documentos em detalhes nem se eles se relacionavam com armas nucleares pertencentes aos EUA ou a outro país. A CNN não confirmou o relatório de forma independente.
Mas se for descoberto que Trump pegou esse material da Casa Branca, isso levantaria a questão de por que um ex-presidente precisaria de segredos tão bem guardados depois de deixar o cargo. A possibilidade de que esse material seja mantido em uma instalação não segura, onde os convidados vão e vêm e onde seria potencialmente vulnerável à penetração de um serviço de inteligência estrangeiro, alarma os funcionários do governo.
 
Na intensificação da batalha legal sobre a busca, Trump tem até as 15h (horário de Brasília) de sexta-feira para sinalizar oficialmente se contestará a decisão de Garland.
 
Em um comunicado em sua rede Truth Social, na quinta-feira, ele disse que não se oporia à divulgação de documentos relacionados à "invasão antiamericana, injustificada e desnecessária" de sua casa. Ele não disse exatamente quais documentos estariam pronto para serem divulgados. E a busca do FBI não foi um arrombamento; foi legalmente autorizado por um mandado aprovado por um juiz que deveria ter encontrado causa provável para que um crime tivesse sido cometido.
 
A jogada de Garland foi elegante.
Os mandados de busca geralmente são mantidos sob sigilo para proteger a reputação da pessoa a quem se aplicam. Mas o próprio Trump deu a notícia da busca, destruindo assim suas próprias expectativas de privacidade, a fim de orquestrar uma tempestade política para desacreditar a investigação. E se Trump lutasse para manter o documento lacrado, ele pareceria ainda mais como se tivesse algo a esconder.
"Esta é uma jogada profissional", disse Phil Mudd, ex-funcionário do FBI e da CIA, sobre as ações de Garland em "The Situation Room with Wolf Blitzer".
"Este não é o movimento de um peão. Este é um movimento de algo entre uma torre e uma rainha."
 
Se Trump decidisse contestar a abertura do mandado - uma medida que poderia neutralizar as alegações do Partido Republicano de que o ex-presidente é alvo de vitimização política - seus advogados teriam que explicar o motivo no tribunal. O juiz do caso, que recebeu ameaças de morte e abusos nas redes sociais de apoiadores de Trump, ainda pode decidir apoiar a moção do Departamento de Justiça, mesmo que o ex-presidente queira manter a informação em segredo.
 
"Isso é o que parece quando você vê o Estado de Direito lutando contra as mentiras de Trump", disse Nick Akerman, ex-advogado assistente dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, a Erin Burnett, da CNN.
"Acho extremamente improvável que Donald Trump prevaleça aqui."
 
A peça de Garland é uma clara tentativa de conter a fúria das autoridades republicanas sobre o mandado de busca sem precedentes na casa do ex-presidente. Legisladores, especialistas da mídia e apoiadores de Trump lançaram alegações de que os EUA agora não são nada mais do que um estado policial, com uma polícia secreta semelhante à Gestapo, chegamos à tirania.
 
Ao decidir comparecer diante das câmeras do Departamento de Justiça, Garland não apenas desmentiu o blefe de Trump e cedeu à pressão de líderes Republicanos, que exigiram saber a justificativa para a busca. Ele procurou proteger seu departamento e o processo judicial, pois insistia que cada passo na investigação fosse dado com deliberação. Sua curta aparição, na qual ele não respondeu a perguntas, foi roteirizada para refutar críticas específicas e as teorias da conspiração fora de controle à direita.
"A adesão fiel ao estado de direito é o princípio fundamental do Departamento de Justiça e de nossa democracia", disse Garland. "Defender o estado de direito significa aplicar a lei de maneira uniforme, sem medo ou favor", ele acrescentou, insinuando que nem mesmo os ex-presidentes estão protegidos se houver suspeitas de que cometeram um crime. Garland também se manifestou vigorosamente em defesa do FBI e do Departamento de Justiça, chamando-os de "servidores públicos patrióticos e dedicados", enquanto os lacaios de Trump retratam a agência como um braço politizado da chicana democrata.
 
As observações do procurador-geral, um momento dramático de Washington, foram um sinal da extraordinária sensibilidade e importância da investigação sobre o ex-presidente. Geralmente, o FBI diz pouco sobre investigações em andamento, a menos que alguém seja acusado – um passo que, se acontecer, parece um pouco distante neste caso.
Um mandado de busca não lacrado não estabelecerá de forma abrangente se a ação do departamento contra Trump foi justificada ou foi um exagero. Mas a iniciativa de Garland sugere uma firme confiança em qualquer caso que a agência esteja construindo contra Trump. Também mostra que o departamento, desde o topo, está por trás da decisão de avançar com uma busca – sabendo obviamente que isso desencadearia uma reação extraordinária e veemente de Trump.
A ideia de que todo o caso é apenas uma trama politicamente motivada por hacks legais – o caso essencial de Trump contra isso – é muito mais difícil de acreditar após a aparição de Garland.
 
A decisão de Trump
Os advogados de Trump ainda não responderam à moção do DOJ.
O ex-presidente parece ter três opções. Ele poderia liberar o mandado de busca e o inventário de itens que o FBI removeu de seu resort; ele pode acatar o pedido do departamento para que seja aberto pelo tribunal; ou ele poderia se opor à liberação do mandado para o público.
Em um universo lógico, a última opção parece improvável, já que o ex-presidente quebrou sua própria privacidade ao dar a notícia da busca do FBI em um discurso politizado na noite de segunda-feira. E o Departamento de Justiça está essencialmente argumentando em sua apresentação ao tribunal que o interesse do público em saber o que realmente levou à busca agora é maior do que o interesse de Trump em manter os detalhes em segredo. O interesse público é sem dúvida ainda maior à luz da reportagem do Post sobre documentação nuclear.
 
"Para ele voltar agora e dizer 'não quero isso' seria muito estranho e bizarro", disse Jared Carter, professor da Vermont Law School.
Mas Trump não joga pelas regras normais. Dado seu histórico vitalício de esgotar todas as opções legais para frustrar a responsabilização e a incapacidade das instituições judiciais e políticas de constrangê-lo, uma estratégia legal contra-intuitiva não pode ser descartada.
Se o ex-presidente vai cumprir sua promessa de não se opor à divulgação de documentos no caso deve ficar mais claro na sexta-feira.
 
Republicanos mudam os postes da baliza
A reportagem sobre o FBI buscando documentação nuclear em Mar-a-Lago levanta novas questões para os Republicanos que têm atacado a agência e o Departamento de Justiça sobre a busca sem qualquer conhecimento aparente do que se tratava.
Mesmo sem esse contexto, a decisão de Garland na quinta-feira deve neutralizar as exigências dos Republicanos para que ele fale publicamente sobre a busca e publique o mandado. Mas, assim que o procurador-geral parou de falar, os principais Republicanos exigiram mais.
"O que estou procurando é o predicado para a busca", disse a senadora Republicana Lindsey Graham em um comunicado.
"As informações fornecidas ao juiz foram suficientes e necessárias para autorizar uma batida na casa do ex-presidente dentro de noventa dias da eleição de meio de mandato?” acrescentou o aliado de Trump na Carolina do Sul.
 
Leia mais na CNN e Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90