11/08/2022 às 08h01min - Atualizada em 11/08/2022 às 08h01min

11 DE AGOSTO É DIA DE ATOS PELA DEMOCRACIA.

SABE O QUE SIGNIFICA, BOLSONARO?


 
Nada mais simbólico do que realizar em 11 de agosto atos em defesa da democracia e do Estado de Direito, pois foi no dia 11 de agosto de 1827 que d. Pedro 1º decretou a instalação dos cursos jurídicos no Brasil. Antes disso, a nossa elite intelectual concluía seus estudos superiores quase sempre em Portugal, às vezes na França. Adivinha como eles voltavam, Bolsonaro... Cheio de ideias novas! Ideias revolucionárias.

De acordo com Ariel Engel Pesso, mestre e doutorando em história do direito, desde o começo a data passou a ser festejada por professores e alunos.
"A fundação dos cursos jurídicos tem essa importância porque o Brasil queria se livrar dos laços com Portugal, e a faculdade de direito passou a fornecer os quadros para a burocracia estatal", diz.
 
Nos debates sobre a criação das escolas prevaleceram dois temas: a localização dos prédios e o conteúdo das aulas. "Queriam formar não só advogados e juízes, mas também administradores públicos, governantes", afirma Pesso. "Por isso tem economia política no currículo."
 
Decidiu-se criar uma faculdade em São Paulo e outra em Olinda, e elas surgiram com pouco mais de um mês de diferença — a aula inaugural de São Paulo se deu em 1º de março de 1828, no convento de São Francisco, e a de Olinda ocorreu em 15 de maio, no mosteiro de São Bento.
 
A faculdade de Olinda foi transferida para Recife em 1854, mas a de São Paulo permanece onde sempre esteve, no centro da cidade. Passou por reformulações importantes, mas o pátio interno jamais mudou.
Cercado por uma sequência de arcos assentados em colunas espessas, o espaço emprestou à faculdade um de seus apelidos mais conhecidos: Arcadas.
Pela sua localização no prédio, tornou-se um dos pontos preferidos para grandes eventos. Ali ocorreu a leitura da "Carta aos Brasileiros", de 1977, feita por Goffredo da Silva Telles Jr (1915-2009).
Na época, em plena ditadura, acharam por bem antecipar o ato para o dia 8 de agosto, em vez de fazê-lo no dia 11. Assim garantiam que a semana da celebração dos cursos jurídicos fosse pautada por aquele manifesto e, de quebra, evitavam competir com a comemoração oficial – o que poderia ser boa desculpa para a repressão tocar o terror. A data, desde sempre, fala por si. "Evoca a questão da Justiça, da igualdade, do respeito às regras eleitorais, à democracia, ao Estado de Direito", diz Pesso.
 


Quem é quem nas cartas pela democracia de 1977 e 2022

Mas a data não é o único símbolo. Goffredo leu sua carta ao lado do "Monumento aos acadêmicos de direito mortos por São Paulo em 1932", que lutaram na Revolução Constitucionalista.
Um dos atos deste ano deve repetir o gesto, num pátio onde inúmeras placas aludem a eventos, efemérides e pessoas importantes que passaram pelas Arcadas.
O outro ato – que reúne entidades como Fiesp, Febraban e centrais sindicais – terá lugar no Salão Nobre da faculdade. O espaço solene ostenta quadros imponentes e bustos como os de Rui Barbosa (1849-1923) e do barão do Rio Branco (1845-1912), ao lado da mesa central.
Do lado de fora, onde um telão transmitirá os discursos, o largo de São Francisco mantém ainda hoje a Tribuna Livre, um púlpito que representa a liberdade de expressão e evoca outros apelidos da faculdade: "Território Livre" ou "Estado Livre", enfatizando que a instituição não se dobra a arbítrios ditatoriais.
A expressão "Estado Livre" foi cunhada na década de 1930 pelo então aluno Adriano Marrey, pai de Luiz Antônio Marrey, que é promotor de Justiça e um dos articuladores da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito".
Nada mais simbólico do que realizar em 11 de agosto atos em defesa da democracia e do Estado de Direito, pois foi nesse dia de 1827 que d. Pedro 1º decretou a instalação dos cursos jurídicos no Brasil.
Antes dessa data, a elite intelectual brasileira concluía seus estudos superiores quase sempre em Portugal, às vezes na França, e voltava com um pensamento contaminado por problemas alheios ao país.
 
O inacreditável nisso tudo é que, ainda hoje, temos que comemorar a data nem tanto pelo que ela representou no passado, mas pelo que ela continua representando. Para quem tem um Bolsonaro no poder, 11 de agosto é todos os dias.
 
Leia também na Folha e no Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »