09/08/2022 às 07h52min - Atualizada em 09/08/2022 às 07h52min

BRASILEIROS NÃO CONFIAM NAS FORÇAS ARMADAS

ADIVINHA POR QUÊ...



Os brasileiros estão entre os que menos confiam nas Forças Armadas, quando comparados com as populações de outros países. A revelação é de uma pesquisa do Instituto Ipsos realizada em 28 países entre maio e junho.
Ela mostra que apenas 30% dos brasileiros acreditam nos militares. O índice é igual ao atingido entre os poloneses, por exemplo. E só não é mais baixo do que os verificados entre os colombianos (29%), os sul-africanos (28%) e os sul-coreanos (25%). Falta pouco para a confiança alcançar o último lugar, nível de Recruta Zeríssimo...

A taxa brasileira ficou 11 pontos percentuais abaixo da média global, de 41%. O sentimento de credibilidade também caiu em relação ao ano passado, quando 35% dos brasileiros diziam confiar nos militares.
Esse levantamento, intitulado Confiabilidade Global, mediu a percepção de cidadãos sobre a confiança relacionada a algumas profissões. Os políticos também não são vistos com bons olhos: 76% dos brasileiros dizem não acreditar neles. Em seguida estão ministros do governo e banqueiros, com 64% e 53%, respectivamente.
 
CONFIAR EM QUEM?
No outro extremo, 64% dos brasileiros que responderam à pesquisa apontaram os professores como o grupo mais confiável. Depois aparecem os cientistas (61%) e os médicos (59%). O levantamento, online, consultou 21 mil adultos ao redor do mundo entre 27 de maio e 10 de junho, dos quais mil nasceram e moram no Brasil.
 
Será que a pesquisa incluiu certo militar que ocupa o Planalto?


Leia também na Folha.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »