07/08/2022 às 11h01min - Atualizada em 07/08/2022 às 11h01min

TRUMP ALERTA:

“TERCEIRA GUERRA MUNDIAL É POSSÍVEL”



O ex-presidente americano Donald Trump afirmou que a Terceira Guerra Mundial é possível, avisando que o conflito em torno de Taiwan pode se seguir à crise ucraniana.
 
"Podemos chegar à Terceira Guerra Mundial porque somos liderados por pessoas incompetentes. E esta guerra será pior do que qualquer outra guerra na história, porque temos armamento nunca visto por ninguém antes", disse Trump, em discurso durante uma convenção de conservadores no Texas.
 
Ele voltou a dizer que, caso tivesse sido eleito presidente em 2021, o conflito na Ucrânia nunca teria sido desencadeado.
"A China com Taiwan serão os próximos. Isto também nunca teria acontecido", acrescentou.
Voltando a criticar o governo Biden, Trump disse "somos uma nação que implora petróleo".
 
Ao longo da convenção, ele também afirmou que a visita de Nancy Pelosi a Taiwan apenas favoreceu o lado chinês. Além disso, ele não evitou se referir a sua adversária política jurada, Nancy Pelosi, que duas vezes tentou cessar o seu mandato através de impeachment, dizendo que ela "transforma em mal tudo o que toca".
"Essa mulher semeia o caos. Foi isso que aconteceu (...). Ela jogou a favor dos chineses, porque agora eles têm um pretexto para fazer o que estão fazendo", disse.
 
Comentando a imagem dos próprios Estados Unidos em um mundo em transformação, Trump classificou o país como sendo "do terceiro mundo".
"Em muitos aspectos somos uma nação do terceiro mundo. Somos um país cuja economia está falhando, cujas cadeias de suprimento foram rompidas, cujas lojas estão vazias e onde as encomendas não chegam aos destinatários, cujo sistema educacional está no final de qualquer lista", defendeu.
Segundo Trump, os EUA já não são "respeitados e ouvidos no mundo". Ele se referiu à inflação mais alta em 40 anos e aos preços da energia mais altos na história.
"Somos uma nação que em muitos aspectos se converteu em uma piada", acrescentou.
 
A situação em torno de Taiwan se agravou depois da visita à ilha da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana Nancy Pelosi. A China seguiu com medidas de retaliação, cortando seus contatos com os EUA, incluindo por via militar, além de iniciar exercícios de grande escala com lançamento de mísseis. Os EUA enviaram à região um grupo de ataque de porta-aviões, prometendo voos demonstrativos de aeronaves e passagens de navios de guerra através do estreito de Taiwan.
Como diria Obelix, “ils sont fous ces américains!”

Leia também no SputnikNews
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »