27/07/2022 às 08h28min - Atualizada em 27/07/2022 às 08h28min

CELSO DE MELLO SOBRE BOLSONARO:

"IGNORA VALORES DEMOCRÁTICOS E É INTOLERANTE"


 
Ex-decano e ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Celso de Mello afirmou nesta terça-feira que o presidente Jair Bolsonaro, PL, tem um comportamento "intolerante" e que ignora "valores democráticos". Na sua avaliação, o país passa por um grave momento político diante dos reiterados ataques ao sistema eleitoral e às instituições.
 
"Muito grave o momento político que estamos a viver, notadamente quando se tem presente o comportamento intolerante e audacioso de Bolsonaro que insiste em ignorar o sentido essencial dos valores democráticos e a importância fundamental das instituições da República!", afirmou Celso de Mello e acrescentou:
"Os diversos pronunciamentos de Bolsonaro, especialmente aqueles que injustamente ofendem e atacam o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral e o sistema eleitoral, são suficientes para revelar a figura de um político sem qualquer noção dos limites que o regime democrático e o dogma constitucional da separação de poderes impõem a quem, como ele, exerce as altas funções de Presidente da República!".
 
Celso de Mello disse à reportagem confiar que não haverá ruptura institucional, "não obstante o comportamento do Chefe de Estado que tem demonstrado ostensivo desapreço pela Constituição". A confiança do ministro se deve ao fato de haver, nos Poderes da República, "pessoas sensatas, responsáveis e conscientes da necessidade de preservar-se a integridade da ordem constitucional". (Ufa!)
 
O ministro, aposentado do STF, que deixou a Corte em outubro de 2020, é um dos signatários da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", que será lançada em evento na Faculdade de Direito da USP no dia 11 de agosto.
 
Na última segunda-feira, Bolsonaro usou reunião com embaixadores para fazer novos ataques sem provas ao TSE e às urnas eletrônicas – os equipamentos são usados nas eleições brasileiras desde 1996, sem nenhuma suspeita de fraude comprovada até hoje.
 
Bolsonaro é usado como presidente desde 2019 e, felizmente, não deverá ser reutilizado em 2023...
 
Leia também no Globo e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »