19/07/2022 às 11h43min - Atualizada em 19/07/2022 às 11h43min

LULA TEM 65% DE CHANCE DE VENCER NO 1º TURNO.

E BOLSONARO... ESQUECE!


 
A consultoria Eurasia enviou para seus clientes estrangeiros, na noite de segunda-feira, 18jul, um relatório em que considera que são elevadas as chances de ocorrerem episódios de violência política e uma eleição contestada no Brasil.
A Eurasia aponta que Lula tem 65% de chances de vencer a eleição, embora Bolsonaro possa ganhar pontos nas próximas semanas com o pacote de benefícios sociais que o governo conseguiu aprovar no Congresso.
 
Segundo a consultoria, é possível que a base de Bolsonaro conteste o resultado das eleições, usando como motivação os confrontos do presidente com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e pelas declarações bolsonáricas contra o voto eletrônico.
“Os períodos de maior risco serão depois do primeiro turno (2 de outubro) e do segundo turno (30 de outubro), com a possibilidade de haver protestos e/ou ataques a prédios governamentais — uma greve dos caminhoneiros também está no radar”, diz a Eurasia.
 
A consultoria ressalta que uma ruptura democrática é improvável e que os militares não têm condições institucionais para endossar um golpe, mas destaca que instabilidades poderão ser provocadas por policiais militares.
“Os governadores tomaram medidas para controlar as forças policiais nos últimos anos, e insubordinações diretas por oficiais parecem improváveis. Mas, em estados estratégicos, oficiais podem fechar os olhos em protestos, facilitando a escalada da violência”, afirmou a consultoria.
 
A Eurasia ainda considerou que os riscos para a segurança de Lula e de Bolsonaro são altos e avaliou que, diante do “cenário extremo em que um dos candidatos favoritos é morto, o escolhido para assumir o seu lugar provavelmente se beneficiaria de tal fenômeno”.
 
Leia também no Metrópoles e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90