19/06/2022 às 19h52min - Atualizada em 19/06/2022 às 19h52min

CORAÇÃO COLOMBIANO BATE MAIS FORTE.

E FICA À ESQUERDA!


 
Foi um dia tenso nas eleições colombianas. As denúncias de possível fraude na contagem dos votos ameaçava a todos. Mas a esquerda teve uma vitória histórica na Colômbia neste domingo, 19.
Gustavo Petro e Francia Márquez, candidatos do Pacto Histórico, derrotaram, com 50,88% dos votos, Rodolfo Hernández e Marelen Castillo, da chapa de direita Liga Anticorrupção, que teve 46,85%, num cenário com 94,57% das urnas apuradas.
 
O novo presidente tomará posse no dia 7 de agosto. E, acredite, o segundo turno registrou participação de 57,2% da população, superando o percentual do primeiro turno.
"Foi um êxito para a democracia colombiana e para o poder eleitoral", disse o chefe do Registro Civil Nacional, Alexander Vega Rocha.

Após votar em Bogotá, Petro pediu uma "votação maciça" para "derrotar qualquer tentativa de fraude" neste domingo. O candidato de esquerda denunciou que em "áreas de alta votação" para o Pacto Histórico "foram entregues cédulas previamente marcadas com um ponto" em uma "tentativa sistemática de anulação de votos".

Além de Petro, o senador Iván Cepeda, reeleito pela coalizão, garantiu ainda ter recebido provas de que "em algumas partes do país", onde obtiveram a maioria dos votos no primeiro turno, as cédulas teriam linhas, pontos ou riscas no quadro voto em branco.
Cepeda ressaltou no Twitter que era importante na hora de votar garantir que a cédula não contivesse nenhuma marca.
Em resposta, o Registro Nacional informou que a mensagem era "falsa". "Informamos ao público que o cartão eleitoral para o segundo turno presidencial, que será entregue pelos júris de votação no domingo, não possui nenhum tipo de rasura ou marca".
 
Em 29 de maio, no primeiro turno das eleições, Petro recebeu um total de 8.527.768 votos, equivalente a 40,32% dos votos, enquanto Hernández obteve 5.953.209 (28,15%).
 
Com informações da ARN e Telesur. Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »