11/06/2022 às 12h09min - Atualizada em 11/06/2022 às 12h09min

7 DE SETEMBRO DE 2022.

BOLSONARO LANÇA O DEPENDÊNCIA OU MORTE?



As pesquisas continuam mostrando o crescimento de Lula. Está se consolidando, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral. Isso pode levar Bolsonaro a antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de Setembro. Talvez antes... Será uma nova setembrada, como a do ano passado. Mas com possibilidade de mais violência e sem controle. Talvez até mesmo incentivar a invasão do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Agora de forma mais clara e direta do que em 2021. Mas é bom que saiba logo que não vai dar certo. Pior – além de errado, deverá significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente um sol quadrado.
 
Bolsonaro deveria aproveitar que está nos Estados Unidos e prestar atenção no que acontece desde quinta-feira no Congresso americano. Um comitê suprapartidário investiga a tentativa de obstrução da diplomação de Joe Biden com a invasão violenta do Capitólio no dia 6 de janeiro do ano passado. Invasão estimulada por Donald Trump, objeto número 1 das investigações. Como uma CPI no Brasil, o Comitê americano não tem poder de Justiça, não podendo mandar prender o golpista frustrado. Mas pode remeter suas conclusões para o Judiciário, que aliás já avisou que vai usar todos os dados e provas coletados para subsidiar uma investigação própria.
 
O comitê americano já apontou que Trump se situava no “no centro” da tentativa de golpe. Dados novos somam-se a outros já vastamente conhecidos como o discurso que fez incentivando os direitistas que se manifestavam em frente à Casa Branca para marchar sobre o Congresso que naquele momento se reunia para referendar a vitória eleitoral de Biden. O que Trump queria, afirmou o comitê, era impedir pela força que a vontade do povo manifestada em eleição se concretizasse.
Trump pode ser o primeiro presidente americano preso. Por muito menos, Nixon quase teve este destino no episódio de Watergate, mas foi perdoado pelo seu sucessor, Gerald Ford. Trump não terá a mesma clemência de Biden se vier a ser condenado. No Brasil, Bolsonaro poderá ser o segundo presidente encarcerado e dificilmente contará com um indulto em seu favor.
 
No 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que não atenderia mais a suas ordens e insuflou contra o Supremo as massas ensandecidas para as quais discursou em Brasília e em São Paulo. Agora, ele convoca mais uma vez seus apoiadores para irem às ruas no próximo dia 7 para socorrê-lo, que se “sente” acuado pelo STF que não o deixa governar, tadinho...
 
Numa entrevista ao SBT, disse que as pessoas irão às ruas no 7 de Setembro, não para celebrar o bicentenário da independência, mas “para mostrar de que lado estão”. Ele disse ainda que seus apoiadores organizam nova manifestação para “sensibilizar o Judiciário”. Típica linguagem de quem está planejando um golpe.

A conspiração de Trump nos Estados Unidos para impedir a troca de poder foi semelhante à que Bolsonaro promove aqui para evitar a sua derrota eleitoral. Nos EUA, Trump atacou o sistema de voto pelos correios, aqui são as urnas eletrônicas. A ideia de Bolsonaro é idiota, antidemocrática, visa somente atender o desejo maluco de quem não suporta a ideia de perder a eleição.
 
Nos Estados |Unidos, os invasores do Capitólio estão sendo identificados e presos, um a um. Aqui, a alucinação presidencial também pode virar cadeia.
 
Leia mais no Globo e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »