10/06/2022 às 07h36min - Atualizada em 10/06/2022 às 07h36min

BOLSONARO ENCONTROU-SE COM BIDEN.

E NÃO FALA EM OUTRA COISA...

 

Bolsonaro, PL, classificou o encontro com o americano Joe Biden, DEMO, na noite dessa quinta, 9, em Los Angeles, de excepcional.
 
Foi a primeira vez em que os dois se encontraram desde que Biden chegou ao poder, há quase um ano e meio. "Foi muito melhor do que eu esperava", afirmou, ao voltar para o hotel em que está hospedado. "Posso dizer que estou maravilhado com ele." (Meu Deus, nosso presidente é um maravilhado por natureza)
 
Bolsonaro disse que houve uma parte confidencial do encontro, cujo conteúdo ele chamou de "segredo de Estado". "O que eu falei, e eu falei bem mais que ele, ele concordou. Se conseguirmos ampliar este eixo norte-sul, será bom para todo mundo", completou.
Bolsonaro ainda afirmou que acredita que terá "brevemente mais encontros" com Biden, sem dar maiores detalhes. À CNN Brasil falou que o americano se comprometeu a colaborar com o Brasil, "como duas nações civilizadas fazem". (Meu Deus, nosso presidente é um maravilhado pela civilização)
 
"Falamos sobre Amazônia, ele concorda conosco. Ela é muito grande, o Brasil é um exemplo para a preservação ambiental para todo o mundo", disse. "Podia retornar hoje com missão cumprida, mas temos sexta (hoje, 10), minha participação na plenária da Cúpula das Américas."
 
Pouco depois, a Casa Branca divulgou um comunicado em que chamou a parceria entre os dois países de "vital para os esforços internacionais para lidar com a crise climática e garantir a paz" (Meu Deus!!!). O governo americano também reafirmou seu apoio para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
O comunicado americano diz que os dois presidentes se comprometeram a trabalhar juntos para reduzir o desmatamento, trabalhar de forma conjunta no Conselho de Segurança da ONU sobre a Guerra da Ucrânia e "apoiar a renovação democrática" — sem detalhar como será isso.
 
Integrante da comitiva brasileira, falando reservadamente (deve ter sido o próprio Bolsonaro...), disse que os principais temas debatidos pelos líderes foram clima, democracia e meio ambiente. Parte da imprensa, incluindo a Folha, teve acesso à sala onde ocorreu o encontro nos minutos iniciais, quando os dois presidentes deram declarações rápidas, sem responder a perguntas. Sentados a cerca de dois metros de distância, eles se olharam pouco (por favor, olho no olho, não!).
Bolsonaro repetiu o discurso de defesa da soberania da Amazônia, criticou a política do "fique em casa" para o combate à pandemia e disse que pretende terminar seu governo de modo democrático.
 
Ele pediu por eleições limpas, confiáveis e auditáveis. "Para que não sobre nenhuma dúvida depois sobre o pleito. Tenho certeza que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei ao poder pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática", afirmou.
 
Pode ser hoje mesmo?
 
Leia também na Folha e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90