30/04/2022 às 08h15min - Atualizada em 30/04/2022 às 08h15min

“COM LULA, O BRASIL VOLTARÁ À NORMALIDADE”

É O QUE DECLARA CELSO AMORIM


 
O ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, afirmou, em entrevista a Leonardo Attuch, que a vitória de Lula representará uma volta do Brasil à normalidade. "Teremos uma vitória da democracia, assim como ocorreu na França", disse ele.
 
Ele também avaliou a vitória de Emmanuel Macron, na França. "A derrota da extrema direita na França é positiva para o mundo. E a manifestação de Lula teve muita repercussão na França. A maneira como Macron recebeu Lula já é uma manifestação de apoio. Macron certamente torcerá por Lula", disse ele. Na sua opinião, Macron ganha agora autoridade para negociar um acordo na Ucrânia.
 
Amorim também falou sobre a visita da subsecretária de Estado Victoria Nuland ao Brasil. "Há um certo descongelamento das relações entre o governo Biden e o governo Bolsonaro. A viagem também pode servir para colocar pressão sobre o Brasil. O Brasil é um país grande demais e não pode ser desconsiderado pelos Estados Unidos", afirmou.
 
Celso Amorim ainda comentou a nova crise institucional promovida pelo bolsonarismo, depois do caso Daniel Silveira. "É preocupante a tensão entre militares e o Supremo Tribunal Federal. O Brasil parece estar retrocedendo 50 anos", disse ele. "Teremos eleições neste ano. Não tê-las seria um retrocesso gigantesco. O Brasil se tornaria um pária absoluto. E o resultado será respeitado. Se Lula vencer, será empossado. O quadro atual é muito diferente do de 1964. Naquele tempo, o pensamento militar tinha apoio da classe média e das elites brasileiras", acrescentou. O que realmente não acontece hoje.
 
Mas, aqui entre nós, quem em sã consciência apoiaria um desgoverno como esse? Precisamos urgentemente a volta à normalidade. Volta, Lula!
 
 
Leia também no Brasil247 e assista a entrevista aqui.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »