27/04/2022 às 09h21min - Atualizada em 27/04/2022 às 09h21min

"REVOLUÇÃO COLORIDA" NA ÁSIA CENTRAL?

CHINA LIGA O ALERTA...


 
O ministro da Defesa chinês, Wei Fanghe, disse que Pequim se opõe à intervenção estrangeira no Cazaquistão e alertou para “revoluções coloridas” lançadas sob o pretexto de protestos, ao mesmo tempo em que promete apoiar os esforços do país para “garantir a segurança nacional”.
 
Depois de uma reunião com o presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev, na capital Nur-Sultan, na segunda-feira, 25, o ministro chinês da Defesa, Wei Fenghe, elogiou as “brilhantes perspectivas de futuro” oferecidas pelos laços bilaterais, também abordando a ameaça representada pela interferência estrangeira. 
“A China se opõe firmemente às forças externas que instigam deliberadamente uma ‘revolução colorida’ no Cazaquistão e apoia o país na tomada de medidas eficazes para salvaguardar a segurança nacional e a estabilidade social”, disse Wei. “Devemos estar atentos, porque algumas grandes potências interferem na Ásia Central e perturbam a segurança da região.”
 
O ministro não deu mais detalhes, mas os seus comentários foram feitos cerca de três meses após o início dos protestos em massa no Cazaquistão, desencadeados por um aumento nos preços dos combustíveis. Comícios pacíficos tornaram-se violentos em vários dias de janeiro, com pelo menos 225 pessoas mortas durante confrontos com as forças de segurança e milhares de feridos e presos, como destaca reportagem do site RT.
 
A agitação levou a uma mobilização da CSTO (Organização do Tratado de Segurança Coletiva), liderada pela Rússia, que enviou forças de paz ao país a pedido do presidente do Cazaquistão, Tokayev, e, finalmente, ajudou a conter a violência. Em resposta às queixas dos manifestantes, o governo demitiu vários altos funcionários e prometeu uma série de reformas políticas e econômicas, incluindo a restauração dos controles anteriores de preços dos combustíveis.
 
Talvez fosse uma boa ideia mandar Bolsonaro pra lá...
 
Leia também no Brasil247 e RT News.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »