01/04/2022 às 13h03min - Atualizada em 01/04/2022 às 13h03min

DEMOCRACIA AMEAÇADA

PALAVRA DO PRESIDENTE DO TSE

 
O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), alertou nesta sexta-feira, 1º de abril, que “a democracia está ameaçada”, “a Justiça eleitoral está sob ataque” e que é preciso defendê-las.
 
Fachin disse ainda que existe um "circo de narrativas conspiratórias" nas redes sociais e que o objetivo do TSE, neste ano, é garantir que o resultado das eleições de outubro corresponda "à vontade legítima dos eleitores."
 
Isso faz parte do discurso que proferiu na abertura de uma reunião com presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste.
Os alertas de Fachin ocorrem um dia depois de Bolsonaro voltar a atacar ministros do STF e o sistema eleitoral brasileiro.
 
“A justiça eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. É nossa responsabilidade, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral”, disse Fachin.
"Não vamos aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais, nem animar a discórdia e a desordem, muito menos agendas antidemocráticas. Nosso objetivo, neste ano, que corresponde ao nonagésimo aniversário da Justiça Eleitoral, é garantir que os resultados do pleito eleitoral correspondam à vontade legítima dos eleitores", completou o ministro.
 
Bolsonaro tem lançado palavras muito sérias que não podem ficar ao vento. Foram proferidas na data que marca 58 anos do golpe militar. Um discurso agressivo contra o Judiciário, exaltando a ditadura militar e mandando ministros do Supremo 'calarem a boca', uma 'supre' ameaça.
 
É preciso estar atento e forte. Bolsonaro é uma fera acuada pelos maus resultados e pode tentar qualquer loucura.
O Brasil não pode tornar-se vítima do seu desespero. Alerta total.
 
Leia também no Globo e no Brasil247.
 
 

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »