30/03/2022 às 07h49min - Atualizada em 30/03/2022 às 07h49min

ALEMANHA PODE FICAR NA ESCURIDÃO.

NÃO QUER PAGAR À RÚSSIA EM RUBLOS...

 
 
A Alemanha declarou, nesta quarta-feira, 30, um "alerta antecipado" de possível emergência no fornecimento de gás, dizendo que está se preparando para o risco de interrupção dos fluxos de gás natural da Rússia.
Esse é o sinal mais claro (sem trocadilho...) até agora de que a União Europeia está se preparando para interrupções no fornecimento, após impor sanções sem precedentes em função da invasão da Ucrânia pela Rússia. Acontece que Moscou pretende passar a cobrar pelo seu gás em rublos. Simples? Nada disso.
Essa possível troca da moeda de pagamento foi rejeitada pelos países do G7, incluindo a Alemanha, e alimentou temores de interrupções. Mas dificilmente a Rússia aceitará pagamento em dólar, para não ficar refém dos países ocidentais e sua OTAN.
 
De acordo com o plano de emergência de gás existente na Alemanha, o alerta precoce é a primeira de três etapas e ainda não implica a intervenção do Estado para racionar o gás.
Mas o ministro da Economia, Robert Habeck, pediu aos consumidores e empresas que reduzam o consumo, dizendo que "cada quilowatt-hora conta". E haja conta...
 
Ele disse em entrevista coletiva que o fornecimento de gás está protegido por enquanto e que a Alemanha está monitorando de perto os fluxos de fornecimento com os operadores do mercado.
"No entanto, devemos aumentar as medidas de precaução para estarmos preparados para uma escalada por parte da Rússia", disse Habeck. "Com a declaração do nível de alerta precoce, uma equipe de crise foi convocada."
 
A Rússia respondeu por 55% das importações de gás da Alemanha em 2021. Esse número caiu para 40% no primeiro trimestre de 2022 e Habeck disse que a Alemanha não alcançará total independência do fornecimento russo antes de meados de 2024. Ou seja, mais 2 anos de pagamentos em rublo...
 
A equipe de crise, com o regulador de rede alemão, operadores de rede e representantes dos 16 estados federais da Alemanha, monitoraria de perto a situação "para que - se necessário - outras medidas possam ser tomadas para aumentar a segurança do fornecimento".
O chefe do regulador de rede alemão Bundesnetzagentur, Klaus Mueller, declarou em um tuíte que o objetivo do alerta antecipado é evitar uma deterioração da oferta e pediu aos consumidores e à indústria que se preparem para "todos os cenários". E fecham-se as cortinas negras...
 
Leia também no Brasil247 e Gazeta do Povo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »