Lula vence no primeiro turno com 50,5% dos votos válidos, indica nova pesquisa Quaest A diferença entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno é de 18 pontos e de 22 pontos no segundo 16 de março de 2022, 07:51 h Atualizado em 16 de março de 2022, 09:42
A pesquisa presencial realizada pela Quaest, patrocinada pelo banco Genial, mostra aquilo que a gente pode ver até sem pesquisa: mais metade do Brasil, enquanto todos outros candidatos, mais brancos, nulos, não vai votar e seja lá o que for não chegam a 50%.
A diferença direta de Lula para Bolsonaro em segundo é de 18 pontos! Em seguida vêm Sérgio Moro (PODEMOS) e Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Dória (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 1% e Luiz Felipe D'Ávila (NOVO) com 0%. Branco/nulo/não vai votar são 8% e indecisos somam 5%.
No cenário incluindo outros candidatos, a pontuação é a seguinte: Lula (PT) com 45%, Jair Bolsonaro (PL) com 25%, Ciro Gomes (PDT) com 7%, Sérgio Moro (PODEMOS) com 6%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Eduardo Leite (PSDB) e Simone Tebet (MDB) com 1% e Luiz Felipe D'Ávila (Novo) com 0%. Branco/nulo/não vai votar são 6% e indecisos somam 4%. Lula, portanto, tem mais votos do que todos os outros candidatos somados.
Foi traçado ainda um terceiro cenário: Lula (PT) com 48%, Jair Bolsonaro (PL) com 28%, Ciro Gomes (PDT) com 8% e Eduardo Leite (PSDB) com 3%. Branco/nulo/não vai votar são 8% e indecisos somam 4%. Novamente Lula tem mais votos do que todos os outros somados.
No segundo turno, Lula vence todos os adversários. Contra Bolsonaro, Lula tem 54% das intenções de voto contra 32%.
A pesquisa foi realizada presencialmente e ouviu 2 mil pessoas entre os dias 10 e 13 de março. O levantamento foi registrado nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser encontrado pelo número de identificação: BR-06693/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de cerca de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.