13/03/2022 às 13h41min - Atualizada em 13/03/2022 às 13h41min

USA AMEÇAM CHINA POR NÃO AMEAÇAR RÚSSIA.

PUTIN E XI PARECEM PREOCUPADÍSSIMOS...


 
O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, deve se reunir com o principal diplomata chinês, Yang Jiechi, em Roma, nesta segunda-feira, 14, e alertou que a China enfrentará consequências, se ajudar Moscou a evitar sanções abrangentes sobre a guerra na Ucrânia.
 
Sullivan disse à CNN que os Estados Unidos acreditavam que a China já estava ciente de que a Rússia planejava alguma ação na Ucrânia antes da invasão, embora Pequim possa não ter entendido toda a extensão do que foi planejado – o que é difícil de acreditar...
Agora, disse ele, Washington está observando atentamente para ver até que ponto Pequim fornece apoio econômico ou material à Rússia e imporia consequências se isso ocorresse.
"Estamos comunicando diretamente, em particular a Pequim, que haverá absolutamente consequências para sanções em larga escala, esforços de evasão ou apoio à Rússia para preenchê-los", disse Sullivan. "Não permitiremos que isso avance e que haja uma tábua de salvação para a Rússia dessas sanções econômicas de qualquer país, em qualquer lugar do mundo".
 
Um alto funcionário do governo disse que a guerra na Ucrânia seria um "tema significativo" durante a reunião de Sullivan com Yang, que faz parte de um esforço mais amplo de Washington e Pequim para manter canais abertos de comunicação e administrar a disputa entre as duas maiores economias do mundo.
"Esta reunião está ocorrendo no contexto da guerra injustificada e brutal da Rússia contra a Ucrânia, e como a China se alinhou com a Rússia para avançar sua própria visão da ordem mundial, então eu espero... impacto da guerra da Rússia contra a Ucrânia na segurança regional e global", disse a fonte.
 
Nenhum resultado específico era esperado da reunião, acrescentou a fonte, falando sob condição de anonimato.
Os Estados Unidos disseram no sábado que vão enviar até US$ 200 milhões em armas adicionais para as forças ucranianas, enquanto tentam se defender contra os bombardeios russos na maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
O ataque russo, que Moscou chama de "operação militar especial", prendeu milhares de civis em cidades sitiadas e fez 2,5 milhões de ucranianos fugirem para países vizinhos.
 
Os Estados Unidos – com o apoio de seus aliados – impuseram sanções abrangentes e sem precedentes contra a Rússia e proibiram suas importações de energia, enquanto fornecem bilhões de dólares em assistência militar e humanitária à Ucrânia.
Eles apelaram à China, às nações do Golfo e a outros que não condenaram a invasão russa a se unirem para isolar a Rússia da economia global.
Pequim, um importante parceiro comercial da Rússia, se recusou a chamar as ações da Rússia de invasão, embora o presidente chinês Xi Jinping na semana passada tenha pedido "limitação máxima" na Ucrânia após uma reunião virtual com o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente francês Emmanuel Macron.
Xi também expressou preocupação com o impacto das sanções nas finanças globais, suprimentos de energia, transporte e cadeias de suprimentos, em meio a sinais crescentes de que as sanções ocidentais estão limitando a capacidade da China de comprar petróleo russo.
Hu Xijin, ex-editor-chefe do jornal chinês Global Times, apoiado pelo Estado, disse no Twitter: "se Sullivan achar que pode persuadir a China a participar de sanções contra a Rússia, ficará desapontado".
 
O Fundo Monetário Internacional disse na semana passada que a crise também pode fazer com que a China perca sua meta de crescimento de 5,5% este ano, e seu chefe disse que conversou com o principal banqueiro central da China e esperava uma pressão crescente sobre a Rússia para encerrar a guerra.
Enquanto estiver em Roma, Sullivan também se reunirá com Luigi Mattiolo, conselheiro diplomático do primeiro-ministro italiano Mario Draghi, para continuar coordenando a forte resposta global à "guerra de escolha" do presidente russo, Vladimir Putin, disse a fonte.
 
Os Estados Unidos e as economias avançadas do G7 aumentaram nesta sexta-feira a pressão sobre a Rússia ao pedir a revogação de seu status comercial de "nação mais favorecida", o que lhes permitiria aumentar as tarifas sobre produtos russos.
O comércio representou cerca de 46% da economia da Rússia em 2020, grande parte com a China, seu maior destino de exportação.
 
Leia também no Brasil247.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90