24/02/2022 às 07h56min - Atualizada em 24/02/2022 às 07h56min

​AS MAIORES POTÊNCIAS MILITARES DO MUNDO

O BRASIL É O 17º

 

Se uma batalha total fosse a única maneira de determinar verdadeiramente qual país tem as forças armadas mais fortes, espera-se que nunca tenhamos que descobrir. Batalhas à parte, como alguém determina quem tem as forças armadas mais poderosas do mundo? É o número de soldados na milícia de um país? Ou os tipos de tecnologia que um país construiu para se defender? Ou talvez o seu orçamento militar? Considerando esses fatores, recursos como Global Fire Power, The Credit Suisse Report e Nation Master, permitem classificar as potências militares mundiais com um bom nível de certeza – e de surpresa...
 
Veja a seguir quais países fizeram a lista dos mais poderosos do mundo, conduzindo os mais fortes. Alguns deles com certeza vão surpreendê-lo.
 
1) Peru
Para um país com apenas 30 milhões de pessoas, as forças armadas no Peru são bastante consideráveis, com 100.000 funcionários ativos e 268.000 reservistas esperando para servir a qualquer momento.
O Peru possui uma força aérea ativa que inclui aviões de combate, além de helicópteros de ataque, aeronaves de ataque e apoio aéreo. O apoio terrestre do país oferece 300 tanques de combate, veículos blindados de combate e apoio de artilharia rebocada e autopropulsada, além de projetores de foguetes. O país também oferece uma pequena frota naval composta de fragatas, embarcações de patrulha, corvetas e seis submarinos. O orçamento das forças armadas é apenas ao norte de US $ 820 milhões por ano.
 
2) Holanda
Com uma população de apenas 17 milhões de habitantes, o país da Holanda manteve um exército de tamanho decente, que inclui 42.705 funcionários ativos e 10.500 reservistas.
Com uma força militar de tamanho decente, o país é capaz de manter um pequeno número de caças, aeronaves de ataque, 29 helicópteros de ataque e apoiar o transporte. As forças armadas do país possuem 144 tanques de batalha e contam com veículos blindados de combate e artilharia autopropulsada para grande parte de seu apoio em terra. A Holanda não opera um porta-aviões, mas possui fragatas, quatro navios de guerra corveta, embarcações de patrulha e quatro submarinos para apoio naval adicional. O orçamento militar do país é de US $ 12,6 bilhões.
 
3) Taiwan
Com a China constantemente ameaçando invadir Taiwan, não é surpresa que o Estado insular tenha se esforçado para aumentar a força de seus militares. O estado tem 300.000 soldados ativos e 1.675.000 soldados em reserva, além de 815 veículos aéreos, 102 navios navais e 2.005 tanques.
Os estagiários militares passam por testes extenuantes antes de concluir os programas militares. Os estagiários do Corpo de Fuzileiros Navais, por exemplo, precisam se arrastar por 50 metros de corais e rochas irregulares no teste “Estrada para o Céu” em Zuoying. Taiwan gasta US $ 19,2 bilhões em suas forças armadas anualmente.
 
4) Suíça
Se todos pudessem ser apenas a Suíça, esta lista seria desnecessária. O país abriga 8,2 milhões de pessoas e apenas 21.000 servem nas forças armadas ativas do país. Outras 120.000 pessoas fazem parte das reservas militares do país.
Os suíços mantêm um pequeno exército aéreo que não inclui nenhum helicóptero de ataque. O país abriga um pequeno número de caças e aeronaves de ataque que são suportadas por um subconjunto igualmente pequeno de dispositivos de transporte aéreo. O exército suíço é composto principalmente por 224 tanques de combate e um número maior de veículos blindados de combate. Dada a sua localização, a Suíça não mantém nenhum tipo de força naval. US $ 4,1 bilhões são gastos em gastos militares todos os anos.
 
5) Noruega
Com pouco mais de cinco milhões de pessoas no país da Noruega, a área possui um pequeno exército com apenas 26.500 funcionários ativos e 46.000 esperando nas reservas.
Enquanto o país é pequeno, eles operam 57 caças que operam ao lado de um pequeno subconjunto de aeronaves de ataque e sistemas de transporte. O país não opera nenhum helicóptero de ataque. O foco do país em seu apoio à terra inclui 136 tanques de combate, veículos blindados de combate e alguma artilharia automotora e rebocada. A pequena marinha da Noruega inclui apoio a fragatas, navios de guerra contra minas e embarcações de patrulha e apoio a seis submarinos. A Noruega tem um orçamento militar de US $ 6,2 bilhões.
 
6) Argentina
O país da Argentina abriga quase 44 milhões de pessoas, mas apenas 75.000 militares ativos apóiam os programas do país, com 52.720 aguardando nas reservas do país.
O país possui 86 caças e um pequeno grupo de outras aeronaves de ataque, além de cinco helicópteros de ataque. Mais robusto é o apoio em terra do país, que inclui 430 tanques de combate, veículos blindados de combate, projetores de foguetes e artilharia autopropulsada e rebocada. A Argentina também abriga um pequeno número de veículos de apoio da Marinha, incluindo destróieres, embarcações de patrulha, nove corvetas e três submarinos. O orçamento militar anual da Argentina é de US $ 5,6 bilhões por ano.
 
7) México
Apesar da população mexicana de quase 124 milhões de pessoas, as forças armadas do país são relativamente pequenas, com apenas 273.000 funcionários ativos e 110.000 membros da reserva.
O México possui 58 caças e um punhado de outros caças. O país está focado em aviões de transporte e também não possuía helicópteros de ataque. O exército do México é composto por 567 tanques de combate e apenas um punhado de veículos blindados de combate. O país opera alguma artilharia rebocada e autopropulsada. Embora o México não possua um porta-aviões, os militares do país são responsáveis pela operação e manutenção de fragatas, navios de guerra contra minas, embarcações de patrulha e sete navios de guerra corvetas. O México gasta US $ 10,07 bilhões por ano em ativos militares.
 
8) Malásia
A população da Malásia é de quase 31 milhões e a força militar inclui 110.000 funcionários ativos e 310.000 funcionários de reserva. A Malásia mantinha uma pequena frota de 44 aviões de combate e um punhado de helicópteros de ataque, que são auxiliados por uma quantidade limitada de aeronaves de apoio aéreo e de treinamento.
O país está mais focado em 64 tanques de combate e veículos blindados de combate, ao lado de projetores de artilharia e foguetes rebocados. A Malásia não opera nenhum porta-aviões, mas é apoiada pelo mar, graças a um punhado de fragatas, quatro corvetas, dois submarinos, embarcações de patrulha e navios de guerra de minas. O orçamento militar do país é de US $ 4,69 bilhões anualmente.
 
9) Alemanha
Em 1940, a Alemanha tinha mais de 3,5 milhões de homens, juntamente com milhares de tanques e artilharia disponíveis para realizar ataques. Mas esses números diminuíram após as guerras mundiais e, em 1955, foram criados os militares alemães modernos, também conhecidos como Bundeswehr.
Embora os números não sejam tão acentuados hoje em dia, a Alemanha ainda é considerada um dos grupos mais fortes e bem equipados do mundo. O país possui 60.000 soldados e mais de 325.000 funcionários ativos, 408 tanques, 676 aeronaves e cinco submarinos. Nos últimos anos, as forças armadas alemãs vêm trabalhando para reduzir seu tamanho. O país não exige mais que os homens se juntem ao exército aos 18 anos e adotou um estilo de voluntariado semelhante ao dos Estados Unidos. A Alemanha gasta US $ 49 bilhões em despesas militares todos os anos.
 
10) República Tcheca
Com 10,6 milhões de pessoas no país, a República Tcheca possui um exército muito pequeno, com apenas 29.050 membros, dos quais 22.000 fazem parte das áreas militares ativas.
A República Tcheca possui um pequeno número de aviões de combate, helicópteros de ataque e veículos de apoio aéreo que incluem 31 aviões de combate e 24 helicópteros de ataque, mantidos por um punhado de funcionários militares. A maioria dos esforços do país concentra-se em 123 tanques de combate, veículos blindados de combate e artilharia automotora e rebocada. Este país sem litoral, posicionado entre a Alemanha e a Eslováquia, não possui uma força da marinha. O total de gastos militares dos países a cada ano é de US $ 1,16 bilhão.
 
11) Mianmar
Com uma população de quase 57 milhões de habitantes, o país de Mianmar possui um exército relativamente pequeno, com 406.000 funcionários ativos e 110.000 pessoas nas reservas.
Em termos de energia aérea, Mianmar possui 128 aviões de combate, vários aviões de ataque, 10 helicópteros de ataque e transportes de apoio. O apoio terrestre do país é muito mais forte com tanques de combate, veículos blindados de combate e um número maior de opções de artilharia automotora e rebocada. O país também oferece projetores de foguetes que faltam, mesmo em algumas potências militares classificadas acima das forças armadas do país. O gasto militar do país é de US $ 7,07 bilhões por ano.
 
12) Índia
Localizada no sul da Ásia, a Índia é o sétimo maior país do mundo. Existem numerosas quantidades de pessoas que residem na Índia e a população é tão grande que é apenas o segundo próximo à China em população.
Com uma nação do tamanho da Índia, alguém poderia pensar que a Índia tem um grande exército. Isso não deve surpreender, já que a população da Índia é 1.251.695.584. Desses bilhões de pessoas, existem 1.325.000 soldados ativos e 2.143.000 militares de reserva. A Índia possui 2.086 veículos aéreos, 6.464 tanques e 202 navios. O enorme orçamento militar da Índia totaliza US $ 42,84 bilhões.
 
13) Ucrânia
Com uma população de 44,2 milhões, a força militar da Ucrânia é impressionante por si só. O país abriga 1,2 milhão de militares, dos quais apenas 182.000 são militares ativos. O país mantinha um servidor de um milhão.
A Ucrânia possui uma divisão aérea ativa que inclui 188 caças, além de helicópteros de ataque, embarcações de transporte e veículos de treinamento. O apoio terrestre do país é muito maior, com foco em 3.784 tanques de combate e veículos blindados de combate, ao lado de artilharia rebocada e autopropulsada. A marinha do país é quase inexistente, com apenas um punhado de fragatas, embarcações de patrulha e navios de guerra contra minas e um único navio de guerra corveta. O orçamento militar para o país é de US $ 2,07 bilhões.
 
14) Suécia
A Suécia é um país neutro, com uma população de apenas 10 milhões de pessoas. Com o apoio de aliados em todo o mundo, o país não enfatizou ativamente suas forças armadas, com apenas 43.875 funcionários, dos quais 21.875 estão ativos nas forças armadas do país.
As forças armadas da Suécia são principalmente focadas no ar, com 138 aviões de combate e helicópteros de ataque apoiados por uma pequena quantidade de veículos de transporte aéreo. O país também possui um pequeno grupo de 160 tanques de combate e veículos blindados de combate, mas não é suportado por artilharia rebocada ou autopropulsada. A marinha da Suécia não inclui nenhum porta-aviões, mas o país opera uma divisão submarina com cinco submarinos. Também é destaque na marinha sueca nove corvetas. O orçamento das forças armadas da Suécia é de US $ 6,7 bilhões.
 
15) Grécia
Com uma população de menos de 11 milhões, a Grécia tem um exército surpreendentemente grande que inclui 413.750 membros, dos quais 161.500 servem nas forças armadas ativas do país.
Existem 308 aviões de caça e ataque na Grécia e o país opera 29 helicópteros de ataque ao lado de algumas aeronaves de transporte e treinadores. O apoio no solo é o foco principal das forças armadas da Grécia, que operam 1.244 tanques de guerra e um bom número de veículos blindados, projetores de artilharia e rebocadores automotores e rebocados. Apesar de sua proximidade com águas abertas, o país não opera nenhum porta-aviões, embora possua 11 submarinos que ajudam a proteger a região. O orçamento do país é de US $ 10,39 bilhões por ano.
 
16) Espanha
Há quase 49 milhões de pessoas vivendo na Espanha, mas este país amigo não construiu a força militar de alguns países com populações menores. Existem apenas 170.000 militares, dos quais 124.000 atuam em funções de tempo integral.
A Espanha possui uma pequena força aérea que possui 151 jatos de combate e ataque, além de seis helicópteros de ataque e aeronaves de transporte. O país também opera tanques de combate com o número 552, além de veículos blindados de combate e artilharia automotora e rebocada. Apesar de seu tamanho pequeno, o país também opera um porta-aviões, quatro submarinos e aeronaves de patrulha. Sua marinha também apresenta navios de guerra e fragatas. A Espanha gasta US $ 25,5 bilhões anualmente para manter sua máquina militar.
 
17) Brasil
O Brasil possui uma população de quase 206 milhões de pessoas, com um exército de reserva composto por 1,6 milhão de pessoas. As forças armadas oferecem uma população ativa de apenas 335.000, comparativamente pequena, com base na população do país.
Embora o tamanho militar ativo no Brasil seja pequeno, o país abriga uma série de 224 aeronaves de combate que operam ao lado de 13 helicópteros de ataque e numerosas embarcações de transporte geral. O pessoal militar também é responsável por manter uma frota de 581 tanques de combate, veículos blindados de combate e projetores de foguetes. O Brasil mantém um único porta-aviões, sete submarinos e cinco navios de guerra corveta. Com uma força de trabalho de mais de 110 milhões, o país também é capaz de ampliar suas capacidades em tempo de guerra muito rapidamente. US $ 27 bilhões são gastos anualmente nas necessidades militares do Brasil.
 
Veja mais em Desafio Mundial.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »