22/02/2022 às 08h55min - Atualizada em 22/02/2022 às 08h55min

PESQUISA QUALITATIVA MOSTRA:

MORO É JUIZ LADRÃO, LULA É A SAÍDA PARA A CRISE


Por que Lula lidera todas as pesquisas, depois de ter sido preso durante 580 dias e massacrado pela imprensa corporativa?
Essa é uma dúvida que a Fundação Perseu Abramo resolveu responder. Contratou uma pesquisa qualitativa que detalha em reportagem desta terça-feira no Valor, feita pela jornalista Maria Cristina Fernandes. "O antipetismo perdeu a força que tinha em 2018, mas isso se deve menos ao convencimento da inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do que à crise econômica e à entrada do ex-juiz Sérgio Moro na corrida eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro ganha o benefício da dúvida porque não chegou a receber o selo de corrupto pela justiça, mas a prerrogativa não se estende aos filhos", escreve a jornalista. Em outras palavras: os filhos são considerados corruptos?

A Fundação Perseu Abramo é instituição mantida pelo PT e contratou a pesquisa para descobrir o que se passa na cabeça dos indecisos. A professora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Isabela Kalil, não teve resistências para divulgar suas conclusões. As percepções foram colhidas a partir de conversas com duração de duas horas com 64 pessoas, vindas de duas faixas de renda (uma faixa até dois salários mínimos e a outra de dois a cinco), em capitais e no interior de cinco Estados (São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás e Amazonas)", segundo a jornalista.

“Mesmo o eleitor que não acompanha tanto o noticiário percebeu a parcialidade de Moro porque se trata de um conceito simples. O juiz que marcou uma falta contra um time, vestiu uma camisa e foi para o jogo contra este time”, explica Isabela. "A constatação também colide com o foco que a campanha petista dá à contestação da Lava-Jato. Se a desconstrução de Moro surtiu efeito, a 'descriminalização' de Lula tem alcance limitado. O discurso de apontar saídas rende mais, especialmente entre eleitores mais jovens que não têm memória da gestão Lula", explica ainda a reportagem – sem, na verdade, esclarecer muito bem o que isso quer dizer. Mas a resposta está nas ruas, nas maritacas que cantam sem parar ou na alegria daquela velhinha que compra um chuchu para o rango de terça-feira. Lula, o chuchu, as maritacas cantando, o povo sorrindo e até Alckmin com esse apelido de chuchu – essa é a alegria deste país.

Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »