15/02/2022 às 20h47min - Atualizada em 15/02/2022 às 20h47min

RUSSOS CONFINAM BOLSONARO

PODE SER ATÉ O FINAL DO ANO?

 

O protocolo russo exigiu que Bolsonaro permanecesse confinado em seu hotel, em Moscou, até que ocorra a reunião com Putin amanhã, 16 – mas ele mostrou-se rebelde, bateu o pé e deixou o hotel para um passeio. Bolsonaro desembarcou com uma máscara nesta terça-feira, numa viagem considerada pelo Itamaraty, como uma missão de "alto risco". Desde cedo, o Itamaraty tenta contornar a regra para garantir que Bolsonaro dê um passeiozinho...
 
Nos últimos dias, a exigência dos russos causou confusão no Executivo brasileiro, que mobilizou diplomatas para tentar reverter a obrigação de manter Bolsonaro fechado até amanhã. Apesar dos apelos, a comitiva brasileira já havia indicado que ele pretendia sair pela capital ainda hoje.
Bolsonaro teria deixado o hotel por volta das 18h30 (12h30 no horário de Brasília) para um passeio, com destino que não foi informado.
 
As exigências dos russos deixaram o Planalto irritado, inclusive questionando se outros líderes teriam tido o mesmo tratamento. Provavelmente, não – afinal, apenas nós temos um Bolsonaro...
Uma das preocupações da ala mais radical no Executivo brasileiro era de que a imposição fosse usada no Brasil para evidenciar o fato de que Bolsonaro cumpre regras sanitárias no exterior, mas não no país.
A negociação, portanto, chegou a um acordo: Bolsonaro sairia, mas apenas ao Kremlin, justamente o local onde ocorrerá a reunião de quarta-feira com Putin. Assim, ele continuaria dentro da "bolha" estabelecida pelos russos.
 
Em todas as suas viagens ao exterior, Bolsonaro usou parte de sua agenda para passear pelas cidades que visitou, além de fazer um material de promoção para sua base mais radical.
O fato, segundo membros do Itamaraty, é que as exigências também acabaram levando a uma redução da equipe que acompanharia o presidente.
 
Para o encontro com Putin, as regras são estritas. Nem mesmo o chanceler Carlos França poderá entrar e Bolsonaro estará acompanhado apenas por um intérprete. No Itamaraty, o temor é de que, sem um profissional ao seu lado, Bolsonaro cometa algum deslize diplomático ou aceite condições e propostas que poderiam representar dificuldades para o Brasil. Em outras palavras... estamos perdidos!
 
Bolsonaro teve de realizar ainda um teste de Covid-19 no avião. Outro teste terá de ser realizado entre hoje e amanhã. E deveria passar também por um teste de capacidade presidencial...
 
Leia também no UOL e no Brasil247.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90