30/06/2019 às 07h51min - Atualizada em 30/06/2019 às 07h51min

​THE INTERCEPT: OPERAÇÃO LAVA JATO FORÇOU LULA SER "DONO" DO AP

 

Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, foi obrigado a acusar Lula de ser proprietário do apartamento que não pertence a ele (Lula). É o que demonstram mensagens enviadas por fonte anônima ao The Intercept Brasil. Léo Pinheiro ficou mais de um ano sendo tratado com descrédito pela Lava Jato. Ele já havia sido condenado por Moro por ter pago propina a dirigentes da Petrobras e recorria em liberdade, mas temia ser preso se a apelação fosse rejeitada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, onde os processos de Curitiba são revistos.
“Sobre o Lula eles não queriam trazer nem o apt. Guaruja”, escreveu o promotor Sérgio Bruno Cabral Fernandes a outros integrantes da equipe que negociou com os advogados da OAS em agosto de 2016, numa discussão sobre a delação no aplicativo Telegram. “Diziam q não tinha crime.”
Léo Pinheiro só apresentou a versão que incriminou Lula em abril de 2017, mais de um ano depois do início das negociações com a Lava Jato, quando foi interrogado por Sergio Moro no processo do triplex e disse que a reforma do apartamento era parte dos acertos que fizera com o PT para garantir contratos da OAS com a Petrobras.
Léo Pinheiro já havia sido condenado por Moro por propina paga a dirigentes da Petrobras e recorria em liberdade, mas temia ser preso se a apelação fosse rejeitada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, onde os processos de Curitiba são revistos.
O fato concreto que se tem é que Léo Pinheiro foi forçado a dizer que Lula seria o proprietário do apartamento. Se ele foi forçado a dizer o que disse, ninguém pode ter certeza da verdade. Não há documento mostrando que Lula é o proprietário. Depoimento forçado tem valor zero.
 
Alô, Justiça: tudo leva a crer que os procuradores e Moro é que são os verdadeiros culpados.

Leia mais no Brasil247 e na Folha.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »