A pesquisa IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) divulgada nesta segunda-feira, 20, mostra Lula disparado na liderança, com forte possibilidade de vencer já no primeiro turno. No levantamento estimulado, Lula tem 44% das intenções de voto, contra 24% de Bolsonaro.
Sérgio Moro (aquele juiz...) aparece com 9%.
Ciro Gomes tem 7%.
Dória tem 3%.
Felipe D'Ávila 1%
Rodrigo Pacheco 1%.
Nenhum/branco/não iria votar correspondem a 9%.
NS/NR 3%.
No cenário B, com mais nomes minoritários, Lula mantém liderança folgada.
Lula tem 43% dos votos.
Bolsonaro tem 23%.
Moro, Ciro e Dória permanecem iguais ao outro cenário.
Cabo Daciolo, Simone Tebet e Alessandro Vieira ficam com 1%.
Felipe D'Ávila cai para 0%.
Além disso, caso haja um segundo turno, Lula tem 53% contra 31% de Bolsonaro. Contra Moro, Lula ganha de 52% a 33%. Contra Ciro, ganha de 52% a 25%. Contra Dória, Lula ganha de 53% a 24%.
Em resumo, Bolsonaro continua na disputa porque não tem outro jeito. Tem que ajudar o PL a conquistar cadeiras no Legislativo, por isso irá até o fim, é o seu compromisso. Os outros candidatos também têm esse compromisso com seus partidos. Ou, quem sabe, tentam ganhar experiência para oferecer mais resistência na eleição de 2026...
Tentar, tentar, tentar – isso é sempre uma tentação...
A pesquisa foi realizada no período de 14 a 16 de dezembro de 2021 com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram telefônicas.