09/12/2021 às 16h44min - Atualizada em 09/12/2021 às 16h44min

BOLSONARO PERSONALIDADE DA TIME?

DÁ UM TEMPO...



Sim, parece obra de ficção, mas é verdade. Bolsonaro foi escolhido “personalidade do ano” por voto popular, na revista americana Time.
Pelo Twitter, o link da votação, aberta no dia 18 de novembro, foi compartilhada apenas 95 vezes por perfis diversos, não só por seus apoiadores. No Facebook, a campanha foi mais intensa e chegou a contar com o apoio da deputada federal Carol de Toni (PSL-SC) e do cantor Netinho. Os filhos de Bolsonaro, Flávio, Carlos e Eduardo, não puxaram votos para o pai. Não que se saiba...
 
A campanha silenciosa para eleger Bolsonaro ocorreu nos aplicativos de mensagens, como Telegram e Whatsapp. Através deles, apoiadores compartilharam o link para a votação que tinha, além de Bolsonaro, celebridades como Britney Spears — que, em determinado momento na disputa, chegou a ficar páreo a páreo com Bolsonaro.
 
Segundo levantamento do NetLab (laboratório de estudo de redes da Escola de Comunicação da UFRJ), nos últimos 30 dias foi possível detectar a campanha em 101 grupos/canais do Telegram e 85 do Whatsapp. No total, o link para a votação foi encontrado em 705 mensagens no Telegram (enviadas por 339 usuários diferentes) e 373 no Whatsapp (280 telefones diferentes).
 
Nas mensagens, havia orientações de como votar nele e como impulsionar o seu nome em relação aos demais concorrentes. Os internautas podiam votar a favor ou contra o nome dos candidatos a “personalidade do ano”. “Basta clicar em ‘TAP TO BEGIN’ e colocar *NO* para todos e *YES* para o Bolsonaro”, explicou o perfil de um canal bolsonarista no Telegram.
 
Em outro chat, um bolsonarista diz que já votou e pergunta se pode votar de novo. Outro eleitor diz: “YES BRASIL É VOTAR CONTRA O COMUNISMO!!!”.
 
A campanha aconteceu nos aplicativos de mensagem, portanto não é possível fazer um levantamento exato de compartilhamento do link para a votação. É o que explica o próprio NetLab:
 
"Pela natureza dessas plataformas, esforços de monitoramento como esse nos mostram apenas a ponta do iceberg, mas servem como uma autópsia da circulação de mensagens na chamada 'dark social'. Uma das consequências disso é que ainda não existem formas avançadas de detectar campanhas automatizadas nesses apps, como já existem para o Twitter. Mas é possível identificar a orquestração e o disparo de mensagens nos grupos públicos, para diferenciar um debate espontâneo de um movimento organizado".
 
No Whatsapp, os grupos monitorados pelo NetLab que mais divulgaram a votação enviaram de 10 a 20 mensagens. Já no Telegram, o volume foi bem maior: entre 20 a 80 mensagens compartilhando a campanha. De acordo com a pesquisa, diferente do Whatsapp (que tem grupos mais locais e onde a estratégia é orquestrar vários grupos com poucos membros), devido às limitações da plataforma, os grupos do Telegram mais ativos para emplacar Bolsonaro na Time têm de 6 a 20 mil membros cada.
 
Enquanto a votação esteve aberta, uma das poucas manifestações públicas de Bolsonaro para mobilizar seus apoiadores foi durante uma live, feita no dia 25 de novembro. Ele aborda o assunto logo no início da transmissão ao vivo, fala como se não participasse de qualquer esquema de impulsionamento:
 
— A revista Time está fazendo aí uma enquete, como faz há décadas, personalidade do ano. São cem pessoas. Eu estive entre as cem pessoas em 2019 e em 2020. E agora em 21, estamos liderando. Então, eu agradeço quem votou em mim. Quem não votou, eu peço que entre no site da Time e vote. Você vota nos cem se você aprova ou não — diz Bolsonaro, que continua: — O voto, pessoal, é se você achar se aquela pessoa te agrada ou não. E a gente está disparado nisso aqui. Espero que ganhe, né? Espero que ganhe. Se ganhar, se merecer, até agradeço quem votou em mim. Quem não votou tem a oportunidade aí de votar nessa possível personalidade do ano.
 
A eleição de Bolsonaro como “personalidade do ano”, anunciada na última terça-feira e feita por voto online, é diferente da tradicional escolha feita por editores da Time, que ainda vai ser anunciada neste ano, no dia 13 de dezembro. Nos últimos dois anos, o presidente brasileiro esteve no rol de famosos escolhidos pela revista americana.
 
A seleção, porém, não necessariamente significa algo positivo. Por definição da revista, são escolhidas por terem “grande influência, boa ou ruim, no ano”.
 
Será que o D&D pode votar?
 
Leia também no Brasil247 e no Globo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90