27/06/2019 às 16h22min - Atualizada em 27/06/2019 às 16h22min

MUNDO DEFENDE AMAZÔNIA CONTRA BOLSONARO



Se o presidente Jair Bolsonaro tivesse feito escala técnica em Amsterdã no caminho para o Japão, teria chegado a Osaka ainda muito mais irritado e grosseiro do que se mostrou na entrevista com os jornalistas que estão trabalhando na cobertura da reunião G20.
Um protesto da ONG Greenpeace instalou um painel I amazonia, no lugar do famoso Iamsterdã, que fez a festa dos turistas e fotógrafos durante 14 anos e foi retirado ano passado.
A luta pela preservação da Amazônia e a defesa das nações indígenas e das comunidades que protegem a floresta contra o desmatamento agora ocupam o lugar de destaque bem em frente ao Museu Nacional dos Países Baixos, o Rijksmuseum.
O Greenpeace foi uma das 340 ONGs europeias e sul-americanas que já pediram à União Europeia que "pare imediatamente" as discussões sobre o acordo com o Mercosul. As ONGs denunciam "a deterioração dos direitos humanos e da situação ecológica no Brasil” desde a posse de Jair Bolsonaro, em janeiro deste ano.
No Japão, o presidente francês, Emmanuel Macron, também mandou recado para Bolsonaro: "Se o Brasil deixar o Acordo de Paris, no que nos diz respeito, não poderemos assinar um acordo comercial com eles". Macron citou o uso de agrotóxicos como um entrave nas negociações. "Estamos pedindo aos nossos agricultores que parem de usar pesticidas, estamos pedindo a nossas empresas que produzam menos carbono, que tenham um custo de competitividade". E enfatizou: "Então, não vamos dizer de um dia pro outro que vamos permitir a entrada de produtos de países que não respeitem nada disso". Desde que assumiu, o governo Bolsonaro já liberou o uso 239 agrotóxicos, apesar de todos os protestos.
Se Bolsonaro responder ao presidente francês da mesma maneira que fez com a chanceler alemã, Angela Merkel, a situação vai ficar ainda mais complicada e a Argentina, Uruguai, e Paraguai , vão ver o importante acordo comercial com a UE ficar cada vez mais distante. No parlamento alemão, Merkel fez duras críticas ao governo brasileiro sobre o meio ambiente. Apesar de tudo, a chanceler avisou que não impedir as negociações para o acordo com o Mercosul.
Jair Bolsonaro chegou ao Japão atacando Angela Merkel e ainda disse que a " Alemanha tem muito que aprender com o Brasil sobre o meio ambiente". Será?
A prisão do militar com 39 kg de cocaína pura no avião reserva da presidência , em Sevilha, na Espanha, ampliou o foco de críticas ao governo Bolsonaro , no mundo. Ele já estava no centro das discussões após a divulgação de um documento da ONU, na terça, 25, sobre o impacto das mudanças climáticas para os mais pobre da população. O documento traz fortes críticas ao presidente Jair Bolsonaro. O relator especial da ONU sobre pobreza extrema e direitos humanos, Philip Alston, fez uma lista dos governantes mundiais que "são um fracasso". O presidente Jair Bolsonaro é o primeiro da lista.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »