27/11/2021 às 14h49min - Atualizada em 27/11/2021 às 14h49min

LULA TEM QUE POLARIZAR?

QUEM ESTÁ NA FRENTE NÃO OLHA PRA TRÁS...

 
A jornalista Cynara Menezes fez um alerta importante na TV 247 sobre a campanha eleitoral de 2022: o campo progressista não pode cair na armadilha da mídia hegemônica de tentar fazer da eleição uma polarização entre o ex-presidente Lula e o ex-juiz Sérgio Moro. O que ela disse parece apenas óbvio, mas, em campanha eleitoral, o óbvio é muito importante.
 
Ela cita o episódio em que a imprensa tradicional teria distorcido uma fala de Lula para passar a ideia de que ele defende ditaduras, utilizando como exemplo o caso da Nicarágua. Na verdade, parece que a fala correta se completaria em uma página seguinte. Não importa se disse ou se não disse, porque coisas semelhantes – ou piores! – deverão surgir ao longo da campanha. A próxima tentativa, segundo Cynara, seria fazer com que Lula dispute politicamente com Moro. “A jogada é colar o Lula no Bolsonaro como defensor de ditaduras, sendo que os reais defensores de ditaduras são Bolsonaro e a mídia. Bolsonaro e a mídia estiveram sempre do mesmo lado na defesa da ditadura militar. Mas a jogada deles é aproximar o Lula do Bolsonaro contra a democracia e botar o Lula para polarizar com o lanterninha Moro, que é um erro no qual o Lula não pode cair”.
 
Para Cynara, se Lula der atenção para Moro, isso poderá alavancar a candidatura do ex-juiz. “O Lula tem que polarizar com o Bolsonaro, e não com o Moro. O Moro que polarize com o ex-chefe dele. O Moro está agora o tempo inteiro cutucando o PT, o Lula, porque ele sabe que é isso que pode fazer ele decolar. Então o PT, o Lula, nós progressistas nas redes sociais não podemos ficar divulgando as coisas do Moro. A gente não pode, a pretexto de criticá-lo, divulgar as falas dele porque a jogada é essa, usar o Lula como escada para subir”. Está certíssima a Cynara. Por que perder tempo com quem está atrás? Se Bolsonaro cair ainda mais nas pesquisas, será porque Lula avançou muito mais. Os almofadinhas da classe média/média-alta estão apenas ganhando experiência para as próximas campanhas. Quem viver ainda verá muitas tentativas moristas, ciristas e outristas. É só olhar pra frente...
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »