13/11/2021 às 07h06min - Atualizada em 13/11/2021 às 07h06min

LUPI JÁ AVISOU:

SE HOUVER 2º TURNO, O PDT APOIARÁ LULA.


Carlos Lupi, presidente do PDT, tratou de avisar que, independente de Ciro e sua postura, o PDT não repetirá o erro de 2018 e estará ao lado da democracia, apoiando Lula. Isso se houver segundo turno.
Ele fez a declaração, nessa sexta-feira, 12 (aliás, tradicional número do PDT), em entrevista ao UOL, mostrando uma importante sinalização política a Lula. Lupi afirmou que o PDT apoiará Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 em um confronto contra Jair Bolsonaro.
 
“No primeiro turno não vejo possibilidade. Mas o segundo turno é outra eleição. Vamos ver quem é o adversário. Se for Bolsonaro ou seus representantes, com certeza, não estaremos com Bolsonaro, estaremos com Lula”, disse Lupi.
 
Embora reforce que o PDT estará com Ciro Gomes no primeiro turno, a declaração de Lupi mostra com clareza que o partido não apoia o discurso agressivo de Ciro contra Lula e o PT. Nas eleições de 2018, Ciro, então candidato do PDT a presidente, não apoiou o candidato do PT, Fernando Haddad, preferindo viajar para Paris e contribuindo indiretamente para a eleição de Jair Bolsonaro. Desde essa época, Ciro trata o PT, Lula e Dilma com hostilidade, com a pretensão absurda de se perpetuar como opção ao PT!!!
 
Ao PDT também interessa uma aliança com Lula. Isso já ficou demonstrado por alguns de seus pré-candidatos, como o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves no Rio de Janeiro e o senador Weverton Rocha no Maranhão, pedetistas que pretendem disputar o governo de seus estados e sabem muito bem qual é a importância desse apoio. Isso sem falar nas candidaturas a deputados e a senador. Com a estagnação de Ciro e a possibilidade de Lula vencer a eleição já no primeiro turno, cada vez mais demonstrada pelas pesquisas, como a Vox Populi divulgada nessa quinta-feira, 11, os candidatos proporcionais pedetistas, em boa parte, vão disparar acompanhando a direção que a maioria do povo está tomando.
 
Aliás, a declaração de Lupi foi depois de uma crise política no PDT, provocada pela posição do partido favorável à PEC do calote nos precatórios na votação do primeiro turno. A bancada pedetista deu 15 votos a favor da PEC, contribuição decisiva para a aprovação da matéria em primeiro turno. Em reação, Ciro Gomes anunciou a “suspensão” de sua candidatura, até que os deputados mudassem e fossem contra a PEC no segundo turno. A pressão não mudou todos os votos e o PDT ainda entregou 5 votos sim.
 
Pelo lado do PT, a sinalização de Lupi é fundamental e abre espaço para um diálogo programático. Como o adulto na sala, o dirigente partidário avisou que, independente de Ciro e sua postura, o PDT não repetirá o erro de 2018 e estará ao lado da democracia, apoiando Lula. É sempre bom lembrar: isso se houver segundo turno...
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90