06/10/2021 às 08h11min - Atualizada em 06/10/2021 às 08h11min

PESQUISA DESMORALIZA MORO

LULA É MELHOR NO COMBATE À CORRUPÇÃO


As pesquisas, muitas vezes, apontam o que todos já sabem. Por exemplo, todos já sabem que Lula lidera facilmente a disputa para a presidência em 2022, com muitos corpos de vantagem sobre o ‘pangaré’ Bolsonaro.
Lula tem 44% da preferência nacional contra apenas 18% de Bolsonaro, 6% de Ciro, 4% de Moro, e por aí vai, com Dória, o apresentador José Luiz Datena e a empresária Luiza Trajano, com 2% cada – e, na rabeira da rabeira, o governador Eduardo Leite, com 1%.

As variações seriam mínimas entre uma ou outra pesquisa apresentada. Mas a Pesquisa Quaest recém-divulgada traz uma novidade de avaliação, que chamou a atenção de alguns setores. Lula está à frente em um quesito que muitos, dos mais diversos setores, certamente não gostariam de acreditar: o combate à corrupção. Nesse item, Lula aponta 28%, contra 24% de Bolsonaro, 5% de Ciro, Dória e Datena, com 2%, Trajano e Leite, com 1%. Os que ‘não sabem ou não responderam’ foram 19%. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal, Sérgio Moro, que condenou Lula por corrupção (decisão que foi, neste ano, anulada pelo Supremo Tribunal Federal, que também declarou o ex-magistrado suspeito), teve 14% nesse quesito.

Os brasileiros, portanto, consideram Lula mais honesto do que Moro – ou, numa hipótese mais benigna para o ex-juiz declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal, mais apto a combater a corrupção. O levantamento revela que os brasileiros despertam contra a máquina de desinformação criada contra Lula, máquina que serviu basicamente de propaganda a favor de Moro. A "máquina de combate à corrupção", na prática, serviu unicamente para a ascensão de um governo miliciano marcado por corrupção, pela destruição da economia, pelo desemprego recorde e pelo enriquecimento do ex-juiz que se apresentava como paladino da moral.

Recordando, Lula e os outros:
  • Lula 53% x Jair Bolsonaro 29%
  • Lula 49% x Ciro Gomes 26%
  • Lula 52% x Sergio Moro 26%
  • Lula 54% x Luiza Trajano 17%
  • Lula 54% x João Doria 16%
  • Lula 55% x Eduardo Leite 15%
  • Lula 56% x Rodrigo Pacheco 14%

Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »