26/07/2021 às 06h54min - Atualizada em 26/07/2021 às 06h54min

​O MUNDO ALERTA

BOLSONARO QUER DAR UM GOLPE

 
O D&D já tinha alertado que Bolsonaro planeja um golpe militar. Agora até mesmo The Washington Post destaca que “em uma entrevista na televisão, duas décadas atrás, o congressista principiante não hesitou em dizer que se eu fosse presidente do Brasil, fecharia o Congresso brasileiro e daria um golpe militar.
"Não tem a menor dúvida", disse Bolsonaro. "Eu daria um golpe e, no mesmo dia, me tornaria presidente. O Congresso não funciona. Tenho certeza que no mínimo 90% da população participaria e aplaudiria"
TVs e jornais europeus, americanos e outros cobrem protestos e perguntam se Bolsonaro tem força para 'torpedear' eleição.

As manifestações de sábado ganharam destaque por toda parte, desde o telejornal da rede pública alemã, Tagesschau, ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, do inglês The Guardian ao argentino La Nación e ao canal Al Jazeera, do Qatar. Dos franceses Le Figaro e Le Monde ao semanal Le Journal du Dimanche, este com os protestos e um texto mais extenso, perguntando no título: "Jair Bolsonaro pode torpedear a eleição presidencial brasileira?".

O Washington Post foi pela mesma linha, com o longo enunciado "Bolsonaro disse uma vez que faria um golpe militar e tomaria o poder. Agora, os brasileiros temem que ele já esteja lançando as bases para um".
O correspondente do WP, Terrence McCoy, vem acompanhando continuamente a escalada bolsonárica, inclusive o cerco do YouTube a Bolsonaro, derrubando seus vídeos.

CNN entrevistou uma "ex-fã" de Bolsonaro, Isa Soares, dizendo agora: "Foi um erro. Foi o maior erro da minha vida".

O Daqui&Dali não errou. Desde sempre havia a certeza de que Bolsonaro é um despreparado para o cargo que ocupa e que, naturalmente, apelaria para um golpe. Cabe ao país inteiro reagir, em nome da democracia.

Leia também na Folha, no Brasil247 e em The Washington Post.

Veja reportagem no canal Al Jazeera.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »