19/07/2021 às 11h49min - Atualizada em 19/07/2021 às 11h49min

​PEGARAM O PEGASUS

QUE BOLSONARO SONHOU EM PEGAR PRA ELE...


Pegasus é um software, criado por Israel, que foi utilizado para espionar jornalistas e autoridades no mundo inteiro. Um sonho de consumo da família Bolsonaro, que o filho Carlos quis trazer para o Brasil. Pois bem: pegaram o Pegasus!
Edward Snowden, ex-administrador da americana NSA (National Security Agency), foi quem vazou detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da Agência.
Nos registros vazados estão dissidentes e quem os ajudaram, com destaque aqueles sob ameaça do sistema israelense NOS.

Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo têm sido alvos de espionagem através do sistema de software de hacking vendido pela empresa de vigilância israelense NSO Group, segundo investigação sobre um vazamento massivo de dados compartilhado pelo The Guardian.
Houve um abuso generalizado e contínuo do Pegasus. A empresa diz que o sistema é destinado apenas para uso contra criminosos e terroristas. Os Bolsonaros não puderam adquirir...
O Pegasus infecta iPhones e dispositivos Android para permitir que os operadores da ferramenta extraiam mensagens, fotos e e-mails, gravem chamadas e ativem microfones secretamente.
Com o vazamento, acredita-se que mais de 50.000 números de telefone seriam de pessoas de interesse dos clientes da NSO desde 2016, segundo o The Guardian.

A Forbidden Stories (uma organização midiática sem fins lucrativos com sede em Paris) e a Anistia Internacional inicialmente tiveram acesso à lista vazada e compartilharam o acesso com parceiros como parte do projeto Pegasus, um consórcio de reportagens.
Edward Snowden considera que “esse vazamento vai ser a reportagem do ano”, como afirmou no Twitter.

Clã Bolsonaro
Em maio deste ano, o vereador Carlos Bolsonaro tentou trazer a Pegasus para o Brasil. Apesar de ser apenas vereador, Carlos tem grande influência no governo do pai, Jair Bolsonaro. Mas a proposta gerou uma crise política entre a ala bolsonarista do governo e o alto comando militar.

O Pegasus permite rastrear em segredo todas as atividades da pessoa que teve o aparelho infectado. Desde mensagens enviadas e digitadas até informações de acesso a contas bancárias, redes sociais e email.

Também é possível usá-lo para ativar remotamente o microfone do celular espionado para ouvir ligações e tirar fotos com a câmera, além de acessar a localização e monitorar os sites navegados com o tempo de acesso em cada um deles.
Ou seja, um software da pesada a serviço da espionagem desenfreada. Um sonho de consumo tipicamente bolsonárico...

Leia também no Brasil 247 e no The Guardian.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »