11/07/2021 às 07h02min - Atualizada em 11/07/2021 às 07h02min

BOLSONARO É INCAPAZ

DIZEM 63% DOS BRASILEIROS


Se 63% dos brasileiros consideram Bolsonaro incapaz de liderar o país, a grande pergunta é: onde estão os 37% que consideram que ele é capaz?!?!?!???

É a sétima vez que a pesquisa do Datafolha faz essa pergunta. A primeira foi em abril de 2020, quando Bolsonaro ainda tinha a inacreditável confiança da maior parte da população na sua capacidade: 52% achavam que ele era a pessoa certa para liderar o país, contra 44% que já tinham a lucidez de não levar a sério essa piada.

Na pesquisa seguinte, a curva já se inverteu, mas com distância ainda curta entre os índices. A partir de janeiro deste ano, a avaliação negativa começou a aumentar fortemente.
Em maio passado, Bolsonaro ainda era visto por 38% como capaz de exercer sua liderança.
Agora, caiu para 34%. E o índice daqueles que pensam o contrário subiu de 58% para 63%, acima da margem de erro. Começa a brilhar uma luz.

A percepção que predomina – que é a de que ele não tem condições para estar na cadeira presidencial – é bastante homogênea. Apenas entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos (mais ou menos entre 5 mil e 10 mil reais mensais), há um empate técnico na avaliação: 51% consideram que ele é incapaz e 47% têm a ousadia de considerar que ele é capaz.
A sua avaliação é pior entre mulheres (Yes! 67% acham que ele não pode liderar), entre os mais pobres (68%, claro), nordestinos (72%, óbvio) e pretos (76%, mais óbvio ainda).

A impressão menos ruim nota-se entre os mais velhos (41% de visão positiva), mais ricos (40%) e entre moradores de trincheiras do bolsonarismo: Sul (42%) e Norte/Centro-Oeste (47%).

A piora neste item de avaliação acompanha o restante coletado pelo Datafolha nesta rodada. O índice mais óbvio é a sua má posição na pesquisa de intenção de voto para a Presidência em 2022, que tem Lula isolado na ponta.

Considera-se que essa queda de Bolsonaro é empurrada em boa parte pelas acusações de corrupção no Ministério da Saúde, que se somaram às avaliações de incompetência talvez criminosa na condução da crise sanitária do coronavírus (Covid-19).
Houve também o trabalho da CPI da Covid no Senado, dando boa repercussão às acusações contra ele. Mas não é só isso. Tudo, absolutamente tudo, é negativo quando se trata de Bolsonaro.

Já foi protocolado um superpedido de impeachment na Câmara e já ocorreram os maiores protestos de rua contra Bolsonaro, mas ele só sabe dizer que isso é coisa da Câmara, do Senado, da imprensa e é culpa sua também, que está lendo e, naturalmente, aprovando esse texto.

Se Bolsonaro continuar nesse ritmo de cair sem parar, Lula vence no primeiro turno... de lavada!
 

Veja também na Folha e Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »