02/07/2021 às 13h31min - Atualizada em 02/07/2021 às 13h31min

ROSA ACHA QUE BOLSONARO NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE

E NÃO ESPERA FIM DA CPI


A ministra Rosa Weber, do STF, nessa quinta-feira, 1º de julho, negou pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) no sentido de aguardar o fim da CPI da Covid antes de decidir se investigará Bolsonaro por um suposto crime de prevaricação – que vem a ser “crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este retarda ou deixa de praticar ato de ofício, ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando satisfazer interesse pessoal”.
Mas foi além – disse que a Procuradoria-Geral da República "desincumbiu-se de seu papel constitucional". Tem algo mais fabuloso do que uma acusação dessa?
"No desenho das atribuições do Ministério Público, não se vislumbra o papel de espectador das ações dos Poderes da República."
Ou seja, a ministra deixa claro que não existe essa possibilidade de a notícia-crime ficar em banho-maria (como queria o vice-procurador-geral Humberto Jacques) e que o Supremo estará atento para impedir essas jogadas. Nada de negar ação da justiça contra o negacionismo.
 
"O objetivo da notícia de fato dirigida aos atores do sistema de justiça criminal é justamente o de levar ao conhecimento desses a eventual prática delitiva. A simples notícia não transfere o poder acusatório ao noticiante, tampouco vincula seu legítimo titular a uma atuação positiva, impondo-lhe o oferecimento de denúncia."
A ministra foi adiante e disse que a jurisprudência da Suprema Corte não admite, como comportamento processual do Ministério Público, quando do exercício do poder investigatório ou acusatório, o arquivamento implícito de investigações.
 
Deixando de lado o ‘jurisprudês’, Bolsonaro foi encurralado pelo famoso braço da Justiça – que alguns acreditavam que estaria de braços dados com o poder das alvoradas. Bolsonaro tem muito a ser julgado. Podemos começar pelo desprezo pela vida do nosso povo que ele demonstrou, principalmente a população mais pobre, atingida mortamente pelo já famoso negacionismo presidencial. O país já está perto de alcançar 19 milhões de casos e, até o dia 1º de julho de 2021, já tinha ultrapassado 520 mil mortes.
 
Como se isso não bastasse, há fortes indícios de fraude envolvendo a aquisição e a aplicação de vacinas.  Uma pessoa capaz de fazer isso não merece o respeito do povo brasileiro.
 
Leia também o Portal da Justiça.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »