25/05/2021 às 06h10min - Atualizada em 25/05/2021 às 06h10min

É FACHIN QUEM ALERTA

GOLPE À VISTA!


Foi no encontro virtual, nessa segunda-feira, 24, com advogados do grupo Prerrogativas, que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin deu o alerta contra possível tentativa de “deslegitimação” das eleições de 2022.
Em determinado momento, ele chegou a dizer que, “se concedermos” no “mínimo essencial” da democracia, “não haverá Judiciário amanhã”.
“Temos todos uma zona de intersecção comum que é o mínimo essencial da democracia”, disse Fachin, que, aliás, presidirá o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2022 (se não houver o golpe, claro...). “Não podemos em hipótese alguma conceder. Porque efetivamente, se concedermos, não haverá Judiciário amanhã. Haverá uma autoridade judiciária servil ao poder de ocasião. E certamente nós não nascemos para vivenciar ou admitir isso.”

Os profissionais do grupo Prerrogativas deram solidariedade, claro, prometeram apoio e elogiaram as decisões de Fachin para tentar frear a violência policial durante a epidemia de Covid-19.​
O grupo, aliás, sempre criticou a Operação Lava Jato, numa clara divergência com Fachin. O ministro disse que acreditava no dissenso como construção, não como ruína, afirmou ser importante a manutenção de “vasos comunicantes” entre democratas e pediu que caminhassem “juntos”. Afirmou que o “paciente” a ser defendido por todos é o sistema eleitoral e democrático. E reafirmou sua preocupação com as eleições diante do que considera investidas de um populismo autoritário que já chamou de “nefasto”.

No mês passado, Bolsonaro ressuscitou o discurso que coloca em dúvida as eleições e tenta desmoralizar o voto em urna eletrônica. Sua tropa de choque no Congresso vem tentando o absurdo de aprovar a volta do voto de papel.

Enquanto isso, Lula avança nas pesquisas, derrotando Bolsonaro por 55% a 32% dos votos. É mais do que evidente, portanto, que Fachin está certíssimo...


Leia também na Folha e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »