03/05/2021 às 14h17min - Atualizada em 03/05/2021 às 14h17min

PAZUELLO E BOLSONARO

QUEM ENGANOU QUEM?


O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dia desses foi à TV, com aquele seu jeito esperto de ser, falar sobre vacina e soube falar o beabá inútil sobre vacinação.  Mas, acima de tudo, ele procurou demonstrar que agora havia um profissional na condução da saúde. Ou seja, o oposto do que foi o general Eduardo Pazuello na condução da Saúde no Brasil. Como descreveu Igor Gielow, “a desastrosa gestão de Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde, ora encerrada, concentra todas as contradições da relação das Forças Armadas com o governo do capitão reformado do Exército Jair Bolsonaro”.
Gielow lembra que a fama de coordenador logístico de Pazuello “foi criada durante o exercício multinacional Amazonlog-17, em 2017, no qual foi simulado o atendimento humanitário a refugiados nas fronteiras amazônicas do Brasil com a Colômbia e com o Peru (...) consolidada na prática, com a Operação Acolhida de refugiados da ditadura venezuelana em 2018, gerenciada por Pazuello”. E ainda acrescenta que Pazuello “foi elogiado efusivamente pelo ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas, no seu polêmico livro-depoimento”, quando disse “sem falsa modéstia, que Pazuello fez com que nos tornássemos referência mundial”.
 
Existe nisso tudo um grande engano. Pazuello jamais foi ministro da Saúde, como se espera que um ministro seja. Por mais que os ministros obviamente estejam a serviço da Presidência, eles não podem se limitar a ser pau-mandado – principalmente quando se tem no comando um Bolsonaro. Durante a administração pandêmica de Pazuello, a receita de Bolsonaro foi a de “gastar” o mínimo possível com “afastamentos” e “vacinas”, porque estava mais interessado em seguir a cartilha de Paulo Guedes e reservar o máximo que pudesse, para que pudesse gastar mais na sua pré-campanha de reeleição. Com isso, Pazuello pode até acabar virando um herói: contribuiu pelo fracasso da reeleição de Bolsonaro. Saúde, Pazuello!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90