12/06/2019 às 16h18min - Atualizada em 12/06/2019 às 16h18min

BERNIE SANDERS: LULA LIVRE!


O senador americano Bernie Sanders (pré-candidato Democrata à presidência dos Estados Unidos), declarou que Lula deve ser libertado depois que documentos vazados mostram que se trata de "acusação politizada".
"Eu estou ao lado de líderes políticos e sociais de todo o mundo que estão pedindo ao judiciário brasileiro para libertar Lula e anular sua condenação", declarou ele.
Bernie Sanders pediu na terça-feira às autoridades brasileiras que libertem imediatamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e retirem todas as acusações depois que documentos vazados em enorme quantidade confirmaram as suspeitas de que o caso contra Lula foi politicamente motivado para impedi-lo de vencer a eleição de 2018.
Os comentários de Sanders foram feitos apenas dois dias depois que o The Intercept publicou várias reportagens sobre o enorme volume de documentos, que incluíram conversas mostrando que o juiz Sérgio Moro - que agora é ministro da Justiça do presidente de extrema direita brasileiro Jair Bolsonaro - trabalhou alinhado com promotores no caso de corrupção contra Lula que o levou à prisão em 2018.
"No geral", informou The Intercept no domingo, "os documentos retratam uma força-tarefa de promotores aparentemente empenhados em explorar seus poderes legais para fins descaradamente políticos, liderados por seu objetivo de impedir o retorno ao poder do Partido dos Trabalhadores em geral, e Lula especificamente".
O deputado Ro Khanna (Democrata da Califórnia), o primeiro parlamentar dos Estados Unidos a falar sobre os documentos vazados, disse ao The Intercept na terça-feira que a riqueza de documentos "confirma o que sabíamos o tempo todo - que Moro era um ator ruim e parte de uma conspiração maior para mandar Lula para a cadeia".
Khanna disse que o governo Trump - que tem um relacionamento próximo com Bolsonaro - deve apoiar uma investigação completa sobre o caso que prendeu Lula e abriu caminho para a ascensão de Bolsonaro ao poder.
"Embora não seja o caso de os Estados Unidos fazerem um julgamento factual sobre a inocência de Lula, esta reportagem mostra que Moro não era imparcial e estava em sintonia com os promotores", acrescentou Khanna. "Isso viola todas as normas judiciais e éticas. Espero que a administração Trump apoie uma investigação completa sobre esse assunto, uma vez que Lula ainda está na prisão e Moro é ministro da Justiça de Bolsonaro."
 
Nota D&D: Na última pesquisa de intenção de votos para presidente dos Estados Unidos feita pelo instituto Quinnipiac, o democrata Bernie Sanders venceria Trump de 51% a 42%.
CommonDreams https://www.commondreams.org/news/2019/06/12/bernie-sanders-says-former-brazilian-president-lula-should-be-freed-after-leaked
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »