30/11/2017 às 15h22min - Atualizada em 30/11/2017 às 15h22min

A ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ (OSA) VIRA FILME. LANÇAMENTO DIAS 2 E 6 NO RESERVA CULTURAL, NO GRAGOATÁ

Hayle Gadelha

 

Desde 2007 a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) é responsável pela inclusão de jovens da rede pública de ensino no mundo da música, e agora virou filme, com o título de “OSA - O Filme”. O Reserva Cultural Niterói foi escolhido como local de lançamento, com duas sessões de estreia. Uma para convidados, neste sábado (2), às 11h, e outra aberta ao público na quarta-feira (6), às 12h. 

 

São 10 anos da orquestra, com entrevistas, bastidores, histórias de alunos do programa e muita música. Canções de nomes como Gonzaguinha e Alberto Nepomuceno eternizadas pelos instrumentos dos mais de 50 músicos da orquestra, além da peça “Rapsódia Niteroiense”, composta especialmente para o filme pelo ex-aluno do projeto e pianista Eduardo Louro.

“Desde janeiro deste ano, os meninos já começaram a ensaiar com um cronograma mais extenso para dar conta do repertório longo. As filmagens começaram em maio no Teatro Popular Oscar Niemeyer, que durou dois dias”, lembra Luiza Carino, diretora executiva do Instituto de Memória Musical Brasileira (IMMuB).

 

Segundo Luiza, “o Programa Aprendiz existe em Niterói desde 2001, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Cultura. Era conduzido pela prefeitura até 2011, quando a gestão passou para uma organização privada”.

 

O filme contou com o patrocínio do Instituto CCR, da empresa Statoil e da Prefeitura de Niterói.

A direção é do cineasta estreante Gian Ciminelli, que já fez vários projetos institucionais para o IMMuB, e a gravação teve a parceria da equipe do Teatro Popular Oscar Niemeyer. 

 

O Reserva Cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, em Niterói. Segunda (06/12) às 12h. Preço: R$ 25,00 (inteira). Classificação: Livre. Telefone: 3604-1545.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »