10/06/2019 às 16h52min - Atualizada em 10/06/2019 às 16h52min

UMA CONSPIRAÇÃO CONTRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA

Resultado de imagem para lula luiz inacio

Resultado de imagem para lula luiz inacio


As denúncias divulgadas pelo site The Intercept Brasil, nesse domingo , sobre as conversas  entre o ministro da Justiça, Sergio Moro, na época juiz da força- tarefa Lava Jato e o procurador federal  Deltan Dallagnol  para interferir no processo e na prisão do ex-presidente Lula , tiveram grande repercussão nos jornais e sites de todo o mundo.
A acusação de que o objetivo principal  era impedir que o ex-presidente Lula e o PT voltassem ao poder nas eleições presidenciais de 2018 foi destacada e analisada.
Na Argentina, o jornal Página 12 ouviu políticos que  afirmaram que estavam querendo fazer com a ex-presidente Cristina Kirchner o mesmo que as denúncias do jornalista Gleen Greenwald e equipe apresentaram nas três matérias sobre os arquivos que teriam recebido de uma fonte.
" Quiseram manter presa a Cristina, não conseguiram. Mas Lula está preso e o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, está exilado e o ex-vice, Jorge Glas, está preso" afirmou o advogado e ex-diretor de AFI ( Agencia de Inteligência da Argentina) Oscar Parrilli.  Ele comparou o mecanismo  orquestrado entre o Poder Judiciário,  os meios de comunicação e setores do governo do Brasil foram expostos com as conversas entre o ministro da Justiça, Sergio Moro,  e o procurador Dallagnol  para predenr o líder do PT.
"Isso vem de muito tempo. Existe um plano orquestrado para perseguir od líderes da América Latina. Lembro que há pouco mais de 2 anos , o ex-presidente Correa qualificou como o PLano Condor 2. Ele conta com o apoio e assessoria do Departamento de Estado dos Estados Unidos", concluiu  o advogado e político.

A árabe Al Jazeera, do Qatar, também destaca que tudo foi feito para impedir que o ex-presidente  Lula  disputasse as eleições para presidente no ano passado.   O La Vanguardia, da Espanha,  afirma que os promotores brasileiros que combatem a corrupção não tinham provas contra Lula.
O  Deutsche Welle alemão diz que diálogos mostrados pelo Intercept indicam que a colaboração entre entre o ex-juiz Moro e os procurados afeta a equidistância  da Justiça.  Motivações políticas na ação contra o Lula são destacadas pelo  La Diária, no Uruguai.
Na França, diferentes tendências políticas convergem para o mesmo ponto de discussão.  O tradicional Le Monde destaca que segundo o The Intercept,  investigação anticorupção contra o Lula visava impedir que ele voltasse ao poder. E pergunta : "E se o maior grande escândalo de corrupção da história do país foi manipulado?
O Le Monde destaca, também, que os principais procuradores também tinham dúvidas dias antes da condenação do ex-presidente Lula e que o ex-candidato do PT, Fernando Haddad, exigiu uma investigação  profunda sobre o que ele questiona que tem tudo para ser " o maior escândalo institucional  da história da República".
O jornal de esquerda Libération também destaca a dúvida sobre a culpa do Lula por parte dos investigadores no processo que levou à condenação do ex-presidente Lula.
O espanhol La Vanguardia ressaltou a que ponto chegaram os procuradores nesse processo onde não tinham provas contra o ex-presidente Lula ao publicar um trecho da conversa entre Deltan Dallagnol e outra procuradora chamada Carol. "Deltan, meu amigo. Ando muito preocupada por uma possivel volta do PT , mas estou rezando  muito para que Deus ilumine a nossa população e que um milagre nos salve", afirmou a procuradora.
Pelas denúncias apresentadas pelo The Intercept e as que ainda vêm por aí, não foi bem um milagre o que aconteceu no Brasil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90