07/03/2021 às 07h18min - Atualizada em 07/03/2021 às 07h18min

LULA LIDERA PESQUISA

BOLSONARO 12 PONTOS ATRÁS


 
A pesquisa é do Instituto IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), um instituto novo, da estatística Márcia Cavallari (ex-Ibope). Ela mede o capital político de dez possíveis presidenciáveis e mostra que apenas Lula tem mais aceitação do que Bolsonaro.
 
50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse novamente à Presidência, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum.
Bolsonaro aparece com 12 pontos atrás de Lula, com 38% nas intenções de voto e com 56% de rejeição.
 
Na pesquisa de potencial, em vez de apresentar uma lista de candidatos e pedir ao entrevistado que aponte seu preferido, o instituto cita o nome de cada possível concorrente e pergunta se o eleitor votaria nele com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece suficientemente para responder. A soma das duas primeiras respostas – “votaria com certeza” e “poderia votar” – é o potencial de votos.
 
Potencial de voto (votaria com certeza + poderia votar)
 
Atrás de Lula e Bolsonaro no ranking de potencial de voto estão Sérgio Moro (31%), Luciano Huck (28%), Fernando Haddad (27%), Ciro Gomes (25%), Marina Silva (21%), Luiz Henrique Mandetta (15%), João Dóoria (15%) e Guilherme Boulos (10%).
Todos esses – com exceção de Moro, cuja taxa de rejeição é de 50% – são descartados como opção de voto pela maioria absoluta do eleitorado. Empatados tecnicamente com os 56% de Bolsonaro no quesito “não votaria de jeito nenhum” estão Marina (59%), Huck (57%), Dória (57%), Ciro (53%) e Haddad (52%).
 
A pesquisa do IPEC também mostra em quais segmentos do eleitorado os candidatos têm mais apoio. Bolsonaro encontra mais simpatizantes entre evangélicos (53% de potencial de voto), moradores da região Sul (46%) e na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos (45%).
 
O que a pesquisa mostra de fato é: 1) Bolsonaro não é páreo para Lula e 2) se Lula não tivesse sido afastado da disputa eleitoral, a história seria bem diferente. Infelizmente, o golpe foi bem dado...
 
O IPEC ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios do País. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

 
Leia também no Estadão e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »