05/03/2021 às 07h44min - Atualizada em 05/03/2021 às 07h44min

​GOVERNADOR DO TEXAS QUER ACABAR COM A MÁSCARA

BOLSONARO MUDOU PRA LÁ?

 
O governador do Texas, Greg Abbott, quer acabar com a "lei" da máscara e declara: "É hora de abrir 100%". Isso apesar de apenas 7% dos texanos estarem totalmente vacinados e de outro surto de Covid-19 potencialmente iminente. O Texas está abrindo negócios com capacidade total e, ao mesmo tempo, encerrando o "mandato altamente politizado da máscara", como anunciou Greg Abbott, na terça-feira. Ele disse isso sem máscara - para aplausos em um restaurante lotado na cidade de Lubbock.
 
Quando as decisões de Abbott entrarem em vigor na próxima semana, o Texas será o estado mais populoso do país que não exige que os residentes usem máscaras. Restaurantes e outras empresas podem optar por manter suas próprias políticas de máscara, mas sem o apoio do governo.
 
“Tivemos a chance, talvez no final do verão, de controlar essa pandemia. Este governador vai apenas jogar tudo isso fora e nos colocar de volta à idade da pedra ”, disse Gilberto Hinojosa, presidente do Partido Democrata do Texas. "Isso é loucura!"
 
Outros estados e cidades também começaram a reverter as precauções. No Mississippi - outro reduto Republicano - o governador Tate Reeves também anunciou na terça-feira que o estado estava suspendendo as regras para as empresas e eliminando os mandatos de máscaras.
 
Em outros estados e cidades - incluindo Michigan, Louisiana e a cidade de San Francisco (na Califórnia) -, as autoridades também estão suspendendo algumas restrições, mas sem a mesma abrangência do Mississippi ou do Texas.
 
O anúncio de Abbott - que ocorre depois de cerca de 43.000 texanos terem morrido do vírus, e embora muitos texanos ainda estejam vacinados - provocou uma reação imediata e veemente desde prefeitos Democratas a advogados dos trabalhadores, furiosos com o fato de texanos negros serem novamente os mais prejudicados.
 
“Eu acho que isso é um tapa na cara dos trabalhadores, especialmente os trabalhadores da linha de frente, que têm arriscado suas vidas”, disse Emily Timm, a co-diretora executiva do Fundo de Ação de Defesa dos Trabalhadores (Workers Defense Action Fund).
 
Os líderes locais em Houston, Dallas, San Antonio e Austin - as maiores cidades do Texas - pediram a Abbott "para não criar qualquer ambiguidade ou incerteza sobre a importância de usar uma máscara mudando as regras neste momento", disse o prefeito de Austin, Steve Adler, em um comunicado.
 
“Nós, como estado, devemos nos guiar pela ciência e pelos dados, que dizem que devemos manter o uso da máscara. Muito está em jogo para comprometer, pelo excesso de confiança, os resultados positivos que tivemos ”, disse Adler.
 
As mudanças de política acontecem após uma tempestade de inverno devastadora que atingiu o Texas há poucas semanas, em uma crise que piorou por causa da gestão de emergência malfeita do estado.
 
Alguns críticos dizem que Abbott está usando isso para desviar de um fracasso catastrófico, enquanto também aposta na política para ganhar o apoio de uma base Republicana de extrema direita que se voltou contra ele depois que ele implementou restrições ao coronavírus no verão passado.
“Ele tomou uma decisão com base na política”, disse Hinojosa.
 
À medida que as restrições mais significativas relacionadas ao coronavírus desaparecem do Texas, o estado está simultaneamente diante do que poderia facilmente ser uma série de eventos de super propagação durante as férias de primavera (a partir de 21 de março, nos Estados Unidos).
 
As cidades litorâneas do sul do Texas em Corpus Christi e o já duramente atingido Vale do Rio Grande são destinos populares entre os estudantes universitários que vão a festas de todo o país e, com turistas lotando os bares e restaurantes, nenhum deles terá que usar máscaras ou manter distanciamento social.
 
“Você acha que tivemos um pico horrível do vírus no Memorial Day, no 4 de julho e durante os feriados?” Disse Hinojosa. “O pico que este estado terá em casos de coronavírus será extremamente alto - e causará muitos, muito mais mortes do que qualquer governador responsável deveria ter permitido.”
 
Com certeza tem o nariz de Bolsonaro metido nisso...
 
Leia também em The Guardian.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90