25/01/2021 às 16h30min - Atualizada em 25/01/2021 às 16h30min

GIULIANI ESTÁ VIRANDO O BOLSONARO AMERICANO

PERSEGUE O VOTO ELETRÔNICO


A Dominion Voting Systems, fabricante de equipamentos de votação, foi lançada no centro das teorias de conspiração de fraude eleitoral sem fundamento impulsionadas por Donald Trump e seus aliados. Mas a empresa não deixou barato. Está processando o advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani, em um processo por difamação de US $ 1,3 bilhão.
A reclamação tem 107 páginas e foi apresentada no tribunal federal nesta segunda-feira, 25. Nela, a Dominion Voting Systems Corporation (empresa que vende hardware e software de votação eletrônica, incluindo urnas eletrônicas e tabuladoras, nos Estados Unidos e Canadá) acusa o ex-prefeito de Nova York de ter “fabricado e disseminado” uma teoria da conspiração relacionada às urnas eletrônicas da empresa.
 
“O fundador e os funcionários da Dominion foram assediados e receberam ameaças de morte, e a Dominion sofreu danos sem precedentes e irreparáveis”, afirma o processo.
A empresa aponta para mais de 50 declarações de Giuliani sobre a Dominion, que descreve como difamatórias. Isso inclui comentários feitos em um comício de 6 de janeiro em Washington antes de uma insurreição no Capitólio dos Estados Unidos, aparições na Fox Business e também postagens na mídia social.
“A Dominion traz esta ação para esclarecer as coisas, para reivindicar os direitos da empresa sob a lei civil, para recuperar danos compensatórios e punitivos e para defender a si mesma, seus funcionários e o processo eleitoral”, afirma a queixa.
 
Giuliani é a segunda pessoa leal a Trump a enfrentar um litígio da empresa depois de fazer alegações infundadas de fraude eleitoral. O advogado Sidney Powell, que abriu uma série de ações judiciais fracassadas e fez alegações absurdas sobre a integridade eleitoral, também foi processado por US $ 1,3 bilhão pela Dominion.
 
Giuliani continuou a defender suas falsas alegações sobre a eleição, declarando durante um programa de rádio na semana passada que está sendo atacado por “exercer meu direito de liberdade de expressão e defender meu cliente”.
Na segunda-feira, ele disse que entraria com um processo em resposta.
 
A ação da Dominion, disse Giuliani, permitiria que ele investigasse a “história, finanças e práticas da empresa de forma plena e completa.
“A quantia que está sendo pedida é, obviamente, destinada a assustar pessoas de coração fraco. É mais um ato de intimidação por parte da esquerda cheia de ódio para eliminar e censurar o exercício da liberdade de expressão, bem como a capacidade dos advogados de defender vigorosamente seus clientes.
“Como tal, iremos investigar um processo contra eles por violar esses direitos constitucionais.”
Na semana passada, um grupo de advogados proeminentes pediu ao judiciário de Nova York para suspender a licença legal de Giuliani porque ele fez falsas alegações em processos pós-eleitorais e pediu aos apoiadores de Trump que entrentassem "julgamento por combate" pouco antes de invadirem o Capitólio dos EUA.
 
A Dominion afirma em seu processo que gastou US $ 565.000 em segurança privada para proteger seus funcionários, que enfrentam perseguições e ameaças de morte.
Em meio a relatos de que havia se desentendido com Trump por causa de seus honorários advocatícios, Giuliani perdeu um perdão preventivo, mesmo quando Trump emitiu uma saraivada de atos de clemência antes de deixar a Casa Branca.
Falando ao The Guardian sobre relatos de que os dois homens estavam em conflito, Ken Frydman, secretário de imprensa de Giuliani na década de 1990, disse: “Deite-se com cachorros e você vai acordare com pulgas e sem US $ 20.000 por dia.”
 
Bolsonaro declarou recentemente que, “se tivermos voto eletrônico em 2022, acontecerá o mesmo que nos EUA”.
 
Viu só, Bolsonaro? Está a fim de pagar 20 mil dólares por dia? É bom começar a fazer um pé de meia...
 
 The Guardian e CNN.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »