Foi o próprio vice-presidente Mourão que abriu o jogo e disse que tanto faz Senado ou Câmara, Baleia ou BaLira, são todos governistas. E Mourão sabe do que está falando. Ele apresentou dados do Radar no Congresso, plataforma do site Congresso em Foco, que apontam que Lira e Baleia não defendem campos opostos. Lira votou com o governo em 88% das ocasiões e Baleia votou com o governo em 90% das ocasiões. Tá bom ou quer votar mais?
Com os dados do Radar no Congresso na mão, ele não teve dúvidas: "Acho que em qualquer hipótese o governo tem que ter uma boa conexão com a Câmara e o Senado, no sentido da gente conseguir aprovar o que é necessário para o país avançar", disse Mourão.
Em outras palavras, Mourão diz que as direções do Congresso já se “endireitaram”. Claro que isso é uma (ou duas...) dificuldade a mais para as oposições. Mais do que nunca, ninguém pode se curvar. Com ou sem as presidências do Congresso, o fundamental é derrotar Bolsonaro na sua tentativa de reeleição. Mobilização das oposições. Denúncia da política anti-vacina. Povo na rua. Rumo à vitória na próxima eleição.