09/12/2020 às 14h52min - Atualizada em 09/12/2020 às 14h52min

GOVERNO QUER VETAR HUAWEI...

E AS TELES SE DESESPERAM!


É um governo muito estranho, esse. Faz tudo para agradar Trump (que só pensa onde vai passar as férias, depois de 20 de janeiro). Ao mesmo tempo, parece que os Bolsonaros ainda não desistiram de desagradar o principal parceiro comercial brasileiro, a China, porque insistem em trocar o Huawei 5G chinês por um sistema inferior americano. E tem mais: a China já atua no apoio às comunicações do Brasil há anos, desde a implantação do Huawei 3G. As operadoras de telefonia ficaram desesperadas com o absurdo governamental.
 
Membros de operadoras de telefonia (Christian Gebara, da Vivo, Pietro Labriola, da Tim, Rodrigo Abreu, da Oi, José Félix, da Claro, e Jean Borges, da Algar) e também Marcos Ferrari, presidente da Conéxis, associação que representa o setor, procuraram o ministério das Comunicações para relatar que haverá atrasos e repasse de custos para os consumidores, caso o governo Jair Bolsonaro barre a prestação do serviço pela Huawei. As empresas disseram que podem ter um custo de até R$ 100 bi em novos investimentos para compensar um possível veto à fabricante chinesa, porque teriam que trocar o aparato 3G e 4G que já está há anos em funcionamento no Brasil.
 
O aparato atualmente instalado não dialoga com os equipamentos 5G dos demais fornecedores. Sem a Huawei, a maioria dos usuários não poderá se comunicar com aqueles que migrarem para o 5G.
Em palestra na segunda-feira, dia 7, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, sinalizou ser contrário ao que pretende o ministério das Comunicações. "Se, por um acaso, dissessem: 'A Huawei não pode fornecer equipamento', vai custar muito mais caro. Porque vai ter que desmantelar tudo que tem aqui, porque ela não fala com os equipamentos das outras. E quem é que vai pagar esta conta? Somos nós, consumidores. Eu vejo dessa forma", disse na Associação Comercial de São Paulo.
 
No dia seguinte, Bolsonaro reagiu. "Cada ministro tem a sua atribuição. Nós aqui vivemos em harmonia e ninguém ultrapassa os seus limites", disse. "Ninguém fala comigo de 5G sem antes conversar com o ministro Fábio Faria", complementou em cerimônia no Palácio do Planalto.
 
Aparentemente, Bolsonaro quer vetar até mesmo a comunicação de seu vice, o general Hamilton Mourão. Um dos dois vai acabar indo pro espaço. Não se sabe se será através de um Huawei...
 
Leia também no Brasil247
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »