03/12/2020 às 11h55min - Atualizada em 03/12/2020 às 11h55min

ONZENÁRIO

O VÍRUS POLÍTICO DE 2022


A PF (Polícia Federal) partiu pra cima do braço direito dos irmãos Gomes - Cid e Ciro -, Arialdo Pinho, ex-secretário da Casa Civil de Cid Gomes e atual secretário de Turismo do Estado. Trata-se de um ataque contra crimes no sistema financeiro do Ceará. Tá errada? Talvez sim, talvez não.
A operação foi na manhã desta quinta, 3, com a aprazível alcunha de Onzenário – termo que se refere exatamente a agiotagem...
O objetivo seria investigar suposto conluio, entre 2008 e 2014, entre agentes públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários que teriam atuado no direcionamento ilícito de operações de crédito consignadas em folha dos servidores do governo do Ceará.
 
Arialdo Pinho, também fundador do Beach Park, está com seus endereços vasculhados pela PF. Seu genro, empresário e contador, é alvo de mandado de prisão.
São quatro mandados de prisão temporária e 26 buscas em endereços do Ceará, de São Paulo e de Salvador. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal que ainda bloqueou valores em contas dos investigados.
 
Segundo a PF, a investigação identificou ‘fluxo intenso de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial, em engenhoso esquema de corrupção e lavagem de capitais’. Ou seja, algo grandioso.
 
“Os indícios apontam participação de um Secretário de Estado da Casa Civil do Estado do Ceará à época dos fatos em apuração. Há também indícios de atuação do genro desse Secretário de Estado à época, gestor de uma das empresas que movimentou mais de R$ 600 milhões nas operações de crédito sob investigação”, registrou a corporação em nota.
 
Segundo a Polícia Federal, os delitos teriam culminado em enriquecimento ilícito dos investigados, ‘em detrimento dos servidores públicos estaduais do Estado do Ceará obrigados a arcar com juros mais elevados em operações de crédito’.
 
A Polícia Federal fez questão de informar que, por toda a suposta agiotagem e cobrança extorsiva de juros, a operação ganhou a “alcunha” de Onzenário.
 
Além das mutretas, esse é um nome que ninguém conhecia. E em que isso vai dar... ninguém nem imagina...
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90