31/10/2020 às 07h38min - Atualizada em 31/10/2020 às 07h38min

QUER SABER O QUE O EMBAIXADOR AMERICANO VEIO FAZER NO BRASIL?

AGUARDE ATÉ 2035!


Acredite, o chanceler Ernesto Araújo tornou sigilosa toda informação sobre a visita do secretário de Estado americano a Roraima no mês passado, que teria o objetivo “único” de “conhecer” a fronteira com a Venezuela. Mas o Daqui&Dali vai revelar em primeira mão sobre esse objetivo: seja o que for, foi algo prejudicial aos interesses nacionais.

Um país não pode ser assim tão submisso. A provocação gratuita provavelmente teve fins principalmente eleitoreiros, uma forma de demonstrar que Trump – em plena campanha eleitoral -  tem o poder ameaçar a Venezuela, que é firmemente comandada por Nicolás Maduro.
Foi o jornalista Vinicius Sassine que revelou, em reportagem publicada neste sábado pela Folha de S. Paulo: "O Itamaraty impôs segredo, até 2035, às informações trocadas pelos postos diplomáticos a respeito da controversa visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, à fronteira do Brasil com a Venezuela. Pompeo foi ciceroneado pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante viagem a Boa Vista em 18 de setembro. Ele foi a Roraima em meio à campanha do presidente Donald Trump à reeleição".

Sassine também informa que o ministério classificou como secretos os telegramas diplomáticos que registram a preparação e os motivos da viagem, assim como os documentos produzidos posteriormente, com as impressões sobre a visita.
 
Daqui a 15 anos, quando finalmente o governo brasileiro da época tornar pública as razões da visita, todo o nosso povo vai ficar... vermelho!
 
Leia mais em Brasil247 e Folha.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »